Cooperativas do Sul do país inspiram agricultores de Parauapebas

publicado: 28/11/2019 18h32

A Caravana de Intercâmbio que saiu de Parauapebas na semana passada segue acumulando muito conhecimento na bagagem no Sul do país. No assentamento Capela, no município de Nova Santa Rita, região metropolitana de Porto Alegre, o grupo visitou a Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (COOTAP) onde conheceu a industrialização de arroz orgânico, além da criação e abatedouro/frigorífico de suínos e produção leiteira.

“Tudo fica mais claro quando conhecemos alguma iniciativa em loco. E essa viagem teve o propósito de estimular e despertar os produtores para implantar novas ideias e aprimorar as que existem dentro na nossa realidade”, explicou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

O agricultor Raimundo Rodrigues está encantado com tudo o que está vendo. “A nossa missão agora é se organizar e convencer os demais agricultores que juntos podemos fazer muito mais”, avalia Trindade. 

Ainda nesta quinta-feira, 28, a caravana deixou o município de Nova Santa Rita e seguiu em direção ao Assentamento Lanceiros Negros, em Eldorado do Sul. Lá vão conhecer a produção e beneficiamento de arroz agroecológico, produção de olerícolas / hortifrutigranjeiro e produção de leite e derivados. O cronograma de visita do grupo encerrará na Cooperativa de Produtos Agropecuários do Assentamento de Charqueadas (COPAC), onde 22 famílias produzem leite, arroz, hortaliças orgânicas e criam suínos.

 

Texto: Ascom

Fotos: Lucas Dias

Assessoria de Comunicação – Ascom/PMP

{lightgallery type=local path=images/ANO2019/NOVEMBRO/CARAVANAPRODUTORES28 Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}