AGOSTO LILÁS: SEMINÁRIO ENVOLVE ESCOLAS NO COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

publicado: 16/08/2018 15h44

“A Escola como Espaço do Enfrentamento à Violência de Gênero”, esse foi o tema do primeiro seminário temático do “Agosto Lilás”, realizado pela Secretaria Municipal da Mulher (Semmu). Os seminários consistem na formação de multiplicadores sobre o tema central da campanha, que é a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

Até o dia 21 deste mês, serão quatro seminários voltados para profissionais da saúde, assistência social e educação.“O ‘Agosto Lilás’ só vem fortalecer a luta contra a violência à mulher. Na zona rural, quantas mulheres não têm a oportunidade de participar de uma palestra dessas?! Agora, nós, professores do campo, temos condições de reunir essas mulheres e ministrar essa palestra pra elas”, pontuou Maria Rita, professora na Escola Crescendo na Prática da Palmares 2 e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

O professor Jorge Castro, do 2º ciclo da Educação no Campo, considera que a formação de multiplicadores é essencial e acredita que o município está progredindo. “Diante da capacitação e do que foi apresentado, a gente vê que nosso município avança. A Secretaria da Mulher vem trabalhando nas comunidades e a gente espera que a cada dia a gente possa ser multiplicador e que dentro das escolas possamos trabalhar mais esse tema”, disse o professor.

A secretária da Mulher, Ângela Silva, falou sobre a importância de capacitar os envolvidos nesse processo. “Toda nossa programação está focada na rede de atendimento à mulher, que envolve a saúde, educação e assistência social. Essa formação de multiplicadores com os professores do campo é de extrema importância para que eles possam levar essas informações para a sala de aula. Foi muito proveitosa a capacitação com nossos educadores”, avaliou a gestora.

“AGOSTO LILÁS” NO CAMPO

No próximo dia 24, a Semmu vai levar o “Agosto Lilás” à Escola Jorge Amado, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado. Lá, serão realizadas oficinas socioeducativas e blitz com distribuição de flores e panfletos alertando sobre os direitos das mulheres e informando sobre os serviços prestados pela rede de atendimento à mulher em Parauapebas.

Veja a programação completa aqui: Programação da Campanha Agosto Lilás

Texto: Rayssa Pajeú