“AGOSTO LILÁS” ESTIMULA COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

publicado: 09/08/2018 14h56

Lançada na terça-feira, 7, pela Semmu, campanha vai se prolongar por todo este mês

A Secretaria Municipal da Mulher (Semmu) lançou o “Agosto Lilás” na manhã de terça-feira, 7, data em que é celebrado o 12° aniversário da Lei 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha. No hall de entrada da prefeitura, servidores e população que passaram pelo local foram convidados a apoiar a causa ao receberem panfletos e instruções sobre a Campanha de Combate à Violência Doméstica Contra a Mulher.

A abertura oficial da programação foi no auditório da prefeitura. Secretários municipais, representantes do Poder Judiciário e da segurança pública, servidores e sociedade civil prestigiaram o evento, que foi marcado por relatos e experiências sobre o tema. A psicóloga Daniela Ribeiro e o servidor municipal Maykon Steban afirmaram que apoiam a campanha e que consideram relevante a informação, conscientização e discussão sobre o assunto.

“Eu apoio. As mulheres precisam se empoderar mais, viver uma liberdade emocional. Se você se sente presa emocionalmente ou violentada de alguma forma, procure ajuda, denuncie, faça terapia, procure um psicólogo. O que vemos na nossa sociedade é que existe uma dependência emocional muito grande. Elas precisam entender que todo tipo de violência precisa ser denunciado. Ser mulher é maravilhoso e nós temos que lutar por nossos direitos. Toda mulher merece ser feliz”, estimulou Daniela Ribeiro.

“A campanha ‘Agosto Lilás’ vem pra dar força para as mulheres, pra incentivá-las a denunciarem o agressor e irem atrás dos seus direitos. Eu apoio essa campanha. Vou me envolver mais, incentivar as mulheres a denunciarem e conversar com os homens para conscientizá-los a não cometerem violência contra a mulher. Sem as mulheres o mundo não anda, então o que devemos fazer é cuidar delas”, defendeu Maykon Steban.

A secretária da Mulher, Ângela Silva, enfatizou que o “Agosto Lilás” é um meio de reforçar a divulgação dos direitos e da rede de atendimento que as mulheres têm em Parauapebas. “Durante todo o mês vamos trabalhar para que tanto as mulheres quanto a sociedade em geral sejam conscientizadas de que existe uma lei que ampara a mulher vítima de agressão, e que a partir dessa conscientização ela possa ser encorajada a buscar seus direitos e se sinta amparada ao denunciar o agressor”, disse a gestora.

Ângela Silva falou sobre a alegria em iniciar a campanha e fez um convite à população: “Nós nos sentimos felizes porque tivemos todos os parceiros presentes, comprometidos com a campanha e isso é importante. O ‘Agosto Lilás’ vai trabalhar várias temáticas, vamos ao encontro da comunidade, inclusive na zona rural. Quero convidar toda a sociedade de Parauapebas para abraçar essa causa e participar da programação que vai acontecer durante todo esse mês”.

DENUNCIE!

Há quem pense que a violência contra a mulher seja apenas a violência física, mas além desta existem outros seis tipos de violência: a moral, a psicológica, a sexual, a patrimonial, a virtual e a violência emocional. A mulher vítima de qualquer tipo de violência deve procurar a Delegacia da Mulher (Deam) e denunciar o agressor.

Como há vítimas que se recusam a denunciar por medo, vergonha e outros motivos, amigos, colegas de trabalho e vizinhos também podem fazer a denúncia sem precisar se identificar. Com isso, podem evitar tragédias.

Para orientações e apoio psicossocial a vítima também pode se dirigir ao Centro de Referência da Mulher (CRM).  Peça ajuda, denuncie! Ligue 180.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo este mês, haverá ações de mobilização, audiência pública, capacitações, debates, rodas de conversa, panfletagens, eventos e seminários para os servidores municipais e para a sociedade em geral sobre o tema. Além disso, serão realizadas ações específicas voltadas ao público escolar, contemplando prioritariamente educadores, técnicos e alunos da rede municipal de ensino.

Veja a programação completa aqui: Programação da Campanha Agosto Lilás

Texto: Rayssa Pajeú