AGOSTO LILÁS CHEGA À COMUNIDADE DA APA DO GELADO

publicado: 28/08/2018 16h00

Na quinta-feira, 30, haverá audiência pública sobre violência doméstica e, no dia seguinte, abertura da Olimpíada da Mulher

Flores, panfletos e conscientização. Durante todo o mês de agosto as secretarias municipais da Mulher, de Assistência Social (Semas) e de Saúde (Semsa) realizaram oficinas nos Cras, Crea, Sine, Acolhimento Esperança, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidades Básicas de Saúde do município. O tema foi a campanha de enfrentamento à violência doméstica contra a mulher.

A última oficina socioeducativa e blitz das flores do “Agosto Lilás” foi na Escola Jorge Amado, localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Igarapé Gelado.De forma ilustrativa, pais, alunos e educadores foram instruídos e debateram sobre reflexão de gênero, tipos de violência e os aspectos da Lei Maria da Penha.

“Achei bom porque tá ensinando pra mulher como se defender e denunciar o homem que tá agredindo. Não podemos deixar acontecer. O debate ensinou muito pra gente, a como fazer, porque a gente tem que tirar essa violência do mundo”, avaliou a aluna Gabriela dos Santos.Daniel Silva foi um dos alunos que se destacou durante o debate. “Tem muitos filhos que veem a mãe apanhando, xingamento que os pais fazem, e vendo isso eles vão aprender que quando isso acontecer eles podem falar que não pode, que não deve, e podem também ajudar a mãe se ela tiver medo de denunciar. Dando apoio com palavras, falando onde ela pode ir, o que ela deve fazer, ensinando as mães porque muitas têm medo de falar. Algumas coisas que elas não sabem elas vão aprendendo e espalhando pela comunidade”, disse ele.

A secretária adjunta da Semmu, Percilia Martins, ressaltou a importância dessa ação na escola, visto que se trata de um dos principais ambientes de formação do cidadão. “Os jovens presenciam a violência doméstica e vão estar mais preparados. O jovem é um multiplicador de ideias também. Quem gosta de ver sua mãe, uma irmã sendo judiada? Ninguém gosta. Então o jovem é ideal nesse processo. Por isso, a importância desse debate na escola”.

MAIS PROGRAMAÇÃO

E para encerrar o “Agosto Lilás”, na próxima quinta-feira, 30, às 17h, no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), será realizada audiência pública sobre “Violência Doméstica: Diretrizes para a Política Municipal para as Mulheres”.

Na sexta-feira, 31, também às 17h, no Ginásio Poliesportivo, a Semmu fará a abertura da Olimpíada da Mulher. Os jogos irão até dia 23 de setembro.

Texto: Rayssa Pajeú
Foto: Bruno Cecim