AGENTES DO DMTT SÃO TREINADOS PARA USO DE TALONÁRIO ELETRÔNICO

publicado: 06/12/2017 14h45

Semsi planeja usar o novo sistema ainda este mês, com a distribuição de 80 equipamentos

Para otimizar o processamento de dados e permitir o melhor gerenciamento operacional do trânsito de Parauapebas, os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) participaram hoje, 6, de um treinamento sobre o talonário eletrônico, dispositivo que além de portátil é informatizado e substitui o tradicional talão de multas impresso. A capacitação ocorre na sala 12, do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), e conta com a participação de 80 agentes de trânsito, distribuídos em quatro turmas.

Segundo Edvalber Alves Pereira, instrutor da empresa Atlanta, responsável pela capacitação, essa ferramenta dará mais segurança a todo processo de registro do auto de infração, permitindo que o agente faça consultas ou registros da ocorrência.

“O talonário foi criado para dar mais segurança ao processo, reduzindo o risco que a pessoa receba uma infração que não cometeu. Em outros Estados, onde temos a implantação do mesmo sistema, é comprovado que depois de 60 dias apenas 6% dos infratores são reincidentes”, informou Edvalber Pereira, que durante o treinamento ressaltou que a ferramenta é de fácil manuseio.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Wanterlor Bandeira, o novo talonário será implantado ainda este mês. “Serão distribuídos 80 equipamentos para os agentes de trânsito. A ideia é que a partir do dia 15 de dezembro esse sistema já esteja implantado na cidade”, assinalou.

Para o agente do DMTT, João Alves de Sousa, a nova ferramenta vai facilitar mais ainda o dia a dia de trabalho. “Os aparatos que carregamos vão diminuir, pois teremos o acesso direto às informações na nossa mão e em um único equipamento, o que torna a infração instantânea e mais prática”, descreveu.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Bruno Cecim e Sara Nascimento