Agentes do DMTT passam por treinamento sobre tacógrafo

publicado: 10/12/2015 12h34

Com o objetivo de capacitar e habilitar os agentes do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), em relação ao uso e funcionamento do tacógrafo, essa semana está sendo realizada uma capacitação, na sala de treinamento do Samu.

O treinamento está sendo ministrado pelo instrutor técnico da Continental VDO do Brasil, Amaral Ferreira da Silva, que relata que por meio do tacógrafo é possível acompanhar o histórico de viagens dos veículos e verificar se os condutores estão seguindo os limites de velocidade permitidos.

“O instrumento registra instantaneamente a velocidade e o tempo de viagem, permitindo que seja acompanhada toda a velocidade desenvolvida durante o percurso. É obrigatório o uso do tacógrafo para veículos de passageiro acima de 10 lugares, além de transporte escolar e veículos de carga”, explicou.

De acordo com o agente do DMTT, Cezar Belarmino, o treinamento agrega à categoria e auxilia na prevenção de acidentes. “É mais um aprendizado sobre um equipamento que reflete na fluidez do trânsito. Estamos aprendendo a manusear e agregar para que a gente possa fiscalizar com mais segurança”, esclareceu.

Com oito horas diárias de duração, o treinamento envolve aulas teóricas e práticas. No período da manhã, os agentes recebem informações sobre a regulamentação do equipamento, além do seu funcionamento e durante a tarde, realizam abordagens nas ruas aos condutores de veículos para os quais o uso é obrigatório.

Ao todo, 75 agentes devem passar pela capacitação que acontece até o dia 11 de dezembro.

Sara Nascimento
Semsi

Foto: Joice Lima | Semsi