Agentes do DMTT e Guarda Municipal recebem certificado de motopatrulhamento

publicado: 10/07/2020 19h13

Ronda da Capital qualificou 26 agentes, que agora estão melhor preparados para agilizar atendimento às ocorrências em Parauapebas

 

Durante cinco dias, 25 agentes – 11 do Departamento Municipal de Trânsito (DMTT) e 14 da Guarda Municipal de Parauapebas (GMP) – participaram de um curso de nivelamento operacional de motopatrulhamento, comandado pelo Grupamento Ronda da Capital (Rondac), da Guarda Municipal de Belém.

O treinamento começou logo após a entrega, pela prefeitura, de 16 novas motocicletas para melhor equipar os agentes de segurança e de trânsito. “Nossos agentes receberam orientações, noções, desde a pilotagem aos procedimentos de abordagem em motos. Esse curso visa dar melhor habilidade para os nossos agentes durante o patrulhamento e, com isso, melhor resposta durante as ocorrências”, disse Aderson Oliveira, coordenador de Operações da GMP.

De acordo com o secretário de Segurança Institucional de Parauapebas, Denis Assunção, os investimentos na área da segurança pública são constantes e contribuem na melhoria dos serviços prestados à comunidade.

“A começar pelo Centro de Controle de Operações (CCO), que conta com uma tecnologia de ponta e que é por onde recebemos as mais diversas ocorrências. Além disso, recentemente a Prefeitura de Parauapebas adquiriu 16 motos para o DMTT e GMP, e agora nossos agentes estão ainda mais capacitados. Desta forma, poderemos atender a população de forma mais ágil, garantindo a segurança, inclusive dos servidores”, destacou ele.

Os 25 agentes que participaram do curso foram certificados na tarde desta quinta-feira, 9, em solenidade realizada no plenarinho da Câmara Municipal. A agente Luciene Vieira, do DMTT, foi a única mulher que participou do treinamento.

“A gente não só treinou técnica. Os agentes que participaram vão levar aprendizado para a vida, como trabalhar em equipe e agir com companheirismo. Não foi fácil, mas conseguimos e estou orgulhosa de todos”, frisou Luciene.

Para Celso Júnior, também agente de trânsito, a população também ganha com os investimentos realizados. “Os munícipes só têm a ganhar. Nós aprendemos várias técnicas de segurança e pilotagem. Vai ganhar a cidade de Parauapebas, que apesar da cidade ser pequena o trânsito é bem intenso. Nos acidentes, nós vamos chegar mais rápido com essas novas motocicletas que foram adquiridas pela prefeitura”, apontou ele.

O comandante da Guarda Municipal de Belém, Guilherme Freitas, prestigiou a entrega dos certificados e assegurou que, com o curso, os agentes de Parauapebas não poderiam ser melhor qualificados. “Ficamos muito felizes em poder contribuir com a formação dos agentes de Parauapebas. Durante o curso, eles receberam a mais alta formação dos nossos motopatrulheiros da Rondac, que posso afirmar que são os melhores do Brasil”.

 Rondac

O Grupamento Ronda da Capital, da Guarda Municipal de Belém, foi criado em 2007. É especialista em motopatrulhamento. O Rondac tem o papel de exercer sua função protegendo o cidadão com um policiamento de pronta resposta, equipado para os mais diversos tipos de missões. Todos os agentes do grupamento são especializados em motociclismo/motopatrulhamento, patrulhamento, moto pilotagem, batedor e nivelamento.

Texto: Anne Costa
Fotos: Orion Lima