AÇÃO SOCIAL NA VILA CARIMÃ ATENDE PRODUTORES RURAIS

publicado: 23/05/2018 11h06

Várias secretarias, departamentos e parceiros se mobilizaram

para passar o domingo atendendo a população rural

O projeto Campo Cidadão foi uma iniciativa encabeçada pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), que garantiu serviços sociais aos produtores rurais da região do Contestado no último domingo, 20.

O mutirão de atendimento foi montado nas dependências da escola da Vila Carimã, das 8h às 14h, e levou atendimento para centenas de pessoas que vivem nos assentamentos e vilas das proximidades.

No local, foram oferecidos exames que detecta câncer de colo do útero para as mulheres e de próstata, para os homens, emissão de documentos pessoais, cuidados com a beleza, consultas médicas, orientação odontológica, veterinária, nutricional e sobre o serviço de inspeção municipal, além de vacinação contra 11 tipos de doenças.

A ação é resultado de parceria entre a Prefeitura de Parauapebas e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Instituto Embeleze e Siproduz e também ofereceu cursos para 70 pessoas da comunidade sobre alimentos embutidos e defumados, panificação e inclusão digital. Além do atendimento, crianças receberam kits de higiene bucal e todos eram recepcionados com almoço no mesmo local.

Distante 40 quilômetros de Parauapebas, a Vila Carimã e outras comunidades fazem parte da região do Contestado, que pertence ao município de Marabá, mas a área é carente de infraestrutura e serviços essenciais, o que levou o governo municipal a nutrir preocupação e buscar soluções para melhorar a vida da população do campo naquela área.

Maria da Conceição, 47 anos e moradora da Vila Carimã, conta que estava há oito anos sem poder realizar o exame preventivo que detecta o câncer de colo do útero. “Já fiz duas vezes, uma em Marabá e outra em Parauapebas, mas com a dificuldade por estar longe da cidade não havia como fazer”, disse a dona de casa.

Para Alvino do Nascimento Ribeiro, 44 anos, morador da localidade conhecida como Projeto de Assentamento (PA) Taboqueira, o mutirão agradou. “Os serviços vêm em boa hora. Aqui é muito difícil fazer qualquer coisa na cidade”, disse o produtor leiteiro.

O secretário de Produção Rural, Eurival Martins, informou que a ação social é apenas umas das muitas iniciativas que devem ser implementadas no campo, além do que já é promovido pela Sempror: “Muita coisa ainda está por vir para esta região, a exemplo da pavimentação asfáltica e tratamento de água que já foi anunciado. Este é apenas o começo dos serviços que estamos trazendo para cá”, frisou o secretário.

Texto: Jéssica Diniz
Fotos: Piedade Ferreira