AÇÃO FIRMA CIDADANIA ÀS FAMÍLIAS AFETADAS PELAS INUNDAÇÕES EM PARAUAPEBAS

publicado: 22/05/2018 12h05

A tenda em frente à Escola João Prudêncio, no bairro Primavera, na manhã de quinta-feira, 17, sinalizava a Ação em Resposta à População das Áreas Afetadas pelas Inundações, realizada pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará e as secretarias municipais de Segurança Institucional (Semsi), Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas).

“Conheço muitas pessoas que, assim como eu, perderam os documentos durante as cheias do rio. A gente precisava retirar os documentos, mas sem condições para pagar a segunda via ou as fotos 3X4. As águas carregaram tudo, mas a Defesa Civil tem nos amparado. Recebi cestas básicas, roupas, fui incluída no aluguel social e, agora, tenho a oportunidade de tirar minha carteira de identidade”, relatou a dona de casa Regina Souza, que morava nas palafitas, ficou desabrigada e aproveitou a oportunidade para fazer um novo documento.

Quem também correu para tirar a segunda via do Registro Geral (RG) foi a dona de casa Domingas da Silva. “Fiquei sabendo da ação e corri pra cá. Fui muito bem atendida e não precisei pagar nada. Foi ótimo”, disse ela, sem esconder o contentamento.

As pessoas que buscavam por atendimento contavam com informações do Cadastro Único, podiam preencher o formulário para a solicitação da Carteira do Idoso, atualizar as vacinas, aferir a pressão arterial, retirar fotos 3X4, fazer o serviço de pesagem do Programa Bolsa Família, enquanto as crianças contavam com um espaço para recreação, serviço de foto 3X4, além da retirada de documentos como carteira de identidade e certidão de nascimento.

Outros documentos emitidos foram certidão de casamento e óbito e reconhecimento de paternidade e houve orientações jurídicas. “É muito importante resgatar a cidadania destas famílias, pois é por meio dos documentos que elas têm acesso aos programas sociais e demais serviços”, observou a coordenadora responsável pelo Balcão de Direitos da Defensoria, em Parauapebas, Vilma Araújo.

A Ação em Resposta ocorre nos bairros mais afetados pelas inundações, segundo o coordenador da Comdec, Jales dos Santos. “Começamos pelo bairro Primavera para atender as famílias desta localidade, do Riacho Doce e parte do bairro União. No dia 18, vamos prestar atendimento à comunidade do Liberdade II e II, na Escola Jean Piaget, e no sábado, 19, atenderemos a população do complexo VS10, na Escola Mário Lago. É essencial que as famílias compareçam aos locais indicados, das 8 às 14 horas”, convocou o coordenador.

Texto: Sara Nascimento | Semsi
Fotos: Piedade Ferreira