Ação do Maio Amarelo leva mais gentileza às vias de Parauapebas

publicado: 01/06/2016 14h06

Abordagens alegres, com materiais educativos e pirulitos em forma de semáforo fizeram parte da ação da equipe do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) durante a manhã desta terça-feira (31), no Dia da Gentileza no Trânsito, que integra o Movimento Maio Amarelo. Quem passou pela Rua Belém, era alertado sobre os cuidados ao transitar pela cidade, sempre utilizando equipamentos de segurança e respeitando as leis com o intuito de preservar vidas.

O estudante Hyan Souza Brito, de 18 anos, afirma que ao conduzir sua moto precisa dirigir por ele e pelas outras pessoas. “Vejo muita imprudência e acredito que precisamos nos sensibilizar e pensar mais no próximo. É muito bom esse tipo de trabalho desenvolvido pela Prefeitura em prol da comunidade”, disse.

De acordo com o agente do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), César Belarmino, o local foi escolhido de forma estratégica, pois a via foi aberta com o sentido de dar mais fluidez ao trânsito na Rodovia Faruk Salmen.
“O trabalho realizado na Rua Belém serve para que as pessoas tenham conhecimento que a via já pode ser utilizada e que opera em um sentido único. Nossa intenção é a orientação de forma cordial, sempre prezando a segurança das pessoas”, frisa.

Cézar também ressalta que é importante que a comunidade interaja neste tipo de ação e que busque junto com o órgão a qualidade de vida no trânsito. “As pessoas recebem muito bem a informação neste tipo de abordagem, mas é bom lembrar que o trânsito envolve três importantes pilares que são; a fiscalização, educação e engenharia, sendo que o agente está inserido neste contexto buscando sempre a melhoria de vida de cada cidadão”, finaliza.

Atenção pela vida
O Movimento Maio Amarelo está ocorrendo desde o dia 6 do referido mês. A intenção da campanha é alertar as pessoas para que elas se sensibilizem e possam dar mais atenção à vida no trânsito.

Durante todo o mês de maio o governo municipal promoveu visitas, apresentações teatrais e palestras em 16 escolas, sete empresas, duas igrejas, promoveu a panfletagem em diferentes vias da cidade e zona rural, além de três exposições em locais estratégicos de veículos que se envolveram em acidentes de trânsito, com a finalidade de sensibilizar a população.

Sara Nascimento
Assessoria de Comunicação | PMP