AÇÃO CONJUNTA GARANTE MAIS SEGURANÇA A ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

publicado: 10/04/2017 12h45

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), Guarda Municipal e Polícia Militar de Parauapebas estão unidas com o objetivo de garantir mais segurança aos alunos da rede pública de ensino.
Na manhã da última quinta-feira, 6, o secretário municipal de Educação, Raimundo Neto, e inspetores da Guarda Municipal, inclusive o coordenador da Ronda Escolar, Valterlan da Conceição Silva, se reuniram com o tenente-coronel Pedro Paulo dos Santos, do 23º Batalhão de Polícia Militar de Parauapebas, com a finalidade de discutir estratégias para coibir a ação de vândalos no entorno das escolas municipais e, assim, garantir maior segurança aos estudantes.

Segundo o secretário de Educação, algumas situações que têm acontecido em volta das escolas são motivo de preocupação tanto por parte da Semed quanto da comunidade escolar, e a reunião proporcionou uma busca conjunta pela solução do problema. “Durante a reunião ficou definido que a partir de agora o trabalho que já vinha sendo realizado pelas instituições será intensificado naquelas escolas que apresentam maior vulnerabilidade”, anuncia Raimundo Neto.

O coordenador da Ronda Escolar enfatiza que a parceria se faz necessária e trará benefícios para toda a comunidade. “A Guarda Municipal já vinha realizando um trabalho junto às escolas desde o início de 2017, mas agora com essa parceria o trabalho só tem a se potencializar e melhorar cada dia mais”.

Ainda segundo Valterlan Silva, o trabalho de sua equipe vai além das atividades de coibição à violência. “Vale ressaltar que a Guarda Municipal vem trabalhar não só com a ronda, mas também com ações educativas e preventivas dentro das escolas, com participação em reuniões de pais, realização de palestras para os alunos, entre outras atividades. Tudo para que possamos melhorar a questão da segurança e garantir a prevenção da criminalidade e violência no município”, informou o inspetor.

PRIMEIRA AÇÃO OSTENSIVA

Ainda na noite da quinta-feira foi realizada a primeira ação conjunta no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga da Silva, localizada no bairro Altamira. Na ocasião, o secretário de Educação e os inspetores da Guarda aproveitaram para conversar e passar algumas orientações para a direção da escola, professores e alunos, momento em que a comunidade escolar externou suas preocupações e agradeceu pela presença da equipe.
A diretora da escola, Benedita Licá, já utilizou o serviço da Guarda e reconhece a importância da parceria. “Em algumas situações nós já procuramos a Guarda e graças a Deus fomos prontamente atendidos. E agora, ficamos mais tranquilos sabendo que existe essa parceria e que será realizado todo esse trabalho em prol da segurança dos alunos e funcionários”, agradeceu Licá.

Texto: Messania Cardoso
Fotos: Piedade Ferreira