ABERTURA DO MOVIMENTO MAIO AMARELO REÚNE CENTENAS PESSOAS

publicado: 11/05/2017 15h57

Cerca de 300 pessoas participaram da abertura oficial do Movimento Maio Amarelo, na Praça de Eventos, na manhã desta quinta-feira, 11, que contou com a presença do prefeito Darci Lermen, entre outras autoridades. Cooperativas, estudantes e a comunidade em geral demonstraram apoio à campanha de atenção pela vida no trânsito, que este ano aborda o tema “Minha Escolha Faz a Diferença”.

Durante a cerimônia de lançamento, a equipe de teatro do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), levou a plateia a refletir sobre o comportamento no trânsito, destacando a importância de usar o cinto de segurança, o capacete com a jugular afivelada, não dirigir alcoolizado, respeitar os limites de velocidade e sinalização, além de evitar o uso do celular enquanto estiver ao volante.

“O DMTT tem parceria com o Detran, a Polícia Militar e sempre tem desenvolvido ações com a intenção de promover um trânsito mais seguro”, explicou o diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Sandoval Pacheco, que aproveitou a oportunidade para parabenizar o empenho dos agentes.

O secretário municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão, Michael Gomes, durante discurso, dividiu a experiência da perda de um ente querido em um acidente de trânsito. “Há quase três anos eu perdi meu pai. Um condutor inconsequente, embriagado e em alta velocidade o atropelou. Não quero que vocês passem pela dor que eu passei. Que bom que muitos pararam hoje para ouvir essa excelente lição”..

Em seu pronunciamento, o prefeito Darci Lermen destacou a importância de fazer um trabalho de sensibilização, mas reconheceu também a necessidade de a comunidade abraçar a causa. “É muito bom que a juventude esteja presente neste evento. Também é interessante contar com a presença de profissionais que trabalham no transporte de pessoas. Precisamos de uma atitude forte. Não adianta conscientizar; a mudança tem que partir da gente. O trânsito é uma questão que todos nós temos que enfrentar e precisamos mudar nossas atitudes para que possamos salvar vidas”, conclamou.

Maio Amarelo

É um movimento mundial em prol da vida no trânsito. No Pará, dos 144 municípios apenas oito fazem parte dessa mobilização. Parauapebas está entre esses municípios e adere ao movimento pelo quarto ano consecutivo, com ações de sensibilização, que serão realizadas até o dia 28 deste mês, com blitzes educativas, palestras e apresentações teatrais em escolas, vias públicas e empresas.

O evento está previsto no calendário municipal e a adesão é feita pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) e DMTT.

DATA AÇÃO LOCAL HORÁRIO

(SEXTA)

Panfletagem Rua F, em frente ao prédio do DAM, na faixa de pedestre. 10h às 11h30

(SEGUNDA)