3ª SEMANA DO BEBÊ É ENCERRADA COM INAUGURAÇÃO DE UNIDADE DE REGISTRO CIVIL

publicado: 06/06/2018 15h11

Em encerramento às atividades da 3ª Semana do Bebê de Parauapebas, foi inaugurada no último dia 25 de maio a Unidade Integrada de Registro Civil no Hospital Geral de Parauapebas (HGP), numa parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdcap) e o Cartório de 1º Ofício de Notas, Protestos, Títulos e Documentos. A vereadora Joelma Leite representou  o Legislativo municipal.

O secretário municipal de Saúde, José das Dores Couto, chamou atenção para a importância e relevância do fornecimento dos registros dentro do próprio hospital, para a garantia da cidadania das crianças. Em Parauapebas, são realizados 400 partos por mês, em média, segundo a Semsa.

O que chama ainda mais atenção é que em cada três parturientes apenas uma reside em Parauapebas enquanto as outras duas são de outros municípios, como Curionópolis e Eldorado dos Carajás, dados que também servem para revelar o alcance do atendimento do HGP em toda a região.

Com a inauguração da Unidade de Registro, tudo agora ficará mais fácil para os pais dos bebês. “Todo bebê que vier ao mundo aqui em Parauapebas terá a garantia dos principais direitos civis, como matrícula em escolas e atendimento na rede pública de saúde, programas sociais e quaisquer outros documentos, uma vez que o registro de nascimento é o primeiro documento que tem valor legal na vida de um cidadão”, apontou o secretário Coutinho.

O proprietário do Cartório de 1º Ofício de Notas, Emílio Gallo, disse que participava com muita “honra e orgulho” da inauguração. “Isso só tem a acrescentar aos bebês que vão nascer e ter mais dignidade e cidadania logo nos primeiros dias de vida”, destacou ele.

Conforme informou a supervisora  municipal da Rede Cegonha, Cleice Reis, a unidade irá emitir certidão de nascimento, CPF e Cartão SUS para todas as crianças que nascerem na rede municipal de saúde, “o que facilita a realização do procedimento para os pais”.

Texto: Janaina Ravanelli | Semsa
Colaborou: Jéssica Diniz | Ascom