28 anos de Parauapebas é comemorado com as manobras radicais do Bicicross

publicado: 10/05/2016 18h17

Famílias amantes de esportes radicais compareceram, no domingo (8), no Ginásio Poliesportivo, na primeira Etapa do Campeonato Paraense de Bicicross. Considerada com uma das melhores pistas do norte do país, a pista de bicicross de Parauapebas recebeu competidores de outras cidades e estados como Maranhão e Tocantins.

Cerca de 30 atletas participaram do campeonato, 20 deles de Parauapebas e alunos da escolinha de Bicicross da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel). Os competidores disputaram as primeiras colocações em seis categorias.

Para os vencedores o momento era de alegria. Ganhador da categoria 17 anos Open, Addas Santos, 29 anos, conta que o esporte é uma paixão na sua vida. “Sempre fui apaixonado por bicicleta e há 14 anos pratico o bicicross. Este ano já participei de outras seletivas, inclusive, uma em São Paulo, onde consegui uma vaga no campeonato mundial. Muito bom classificar e ganhar o prêmio”, disse o atleta.

O esporte de manobras radicais une pai e filho. Esse é o caso do Italo Gustavo, 7 anos, e Aldinei Borges, de 34 anos. O pai conta que treina há 18 anos e incentiva o filho no mesmo caminho. “É gratificante ver meu filho praticando um esporte que ele gosta. Eu incentivo, pois acho que tem talento. Hoje ele foi campeão na categoria dele, só orgulho”, conta o Aldinei Borges, que também participou da competição e conseguiu o 5º lugar na categoria Elite.

O professor Railton Oliveira, da equipe organizadora do evento, avalia o evento como positivo para Parauapebas, levando em consideração que o município recebeu atletas de outros estados. “Saímos com um saldo positivo, tivemos atletas de Parauapebas que tiraram excelentes colocações”, destaca o professor, praticante da modalidade há 10 anos.

Os atletas vencedores foram classificados para a 2ª Etapa do Campeonato, previsto para acontecer em julho, na cidade de São Miguel do Guamá, e a 3ª, que será em Parauapebas, em outubro deste ano.

Confira os vencedores

Categoria 7/8 anos
1º Lugar – Italo Gustavo – Parauapebas

Categoria 11/12 anos