225 FAMÍLIAS REALIZAM O SONHO DA CASA PRÓPRIA COM O RESIDENCIAL VILA NOVA

publicado: 21/12/2017 16h22

Ela pensava em sua casa própria desde 16 anos, agora, com 37, conseguiu realizar esse sonho. Zélia Marinho é uma das beneficiadas com a entrega das unidades habitacionais do Residencial Vila Nova. “Estou emocionada, sempre sonhei com o dia que iria parar de pagar aluguel e ter uma casa com meus filhos”, comentou moradora.

O empreendimento com 225 unidades foi entregue pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e Caixa Econômica nessa quarta-feira, 20. Mais de 41 metros quadrados. Essa é a área das unidades com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e piso cerâmico. A entrega faz parte do programa Minha Casa Minha Vida – Faixa I, destinado a famílias com renda mensal de até R$ 1.600.

O casal Josenilson Carneiro e Lucileide Silva tem dois filhos e moravam em uma área de invasão. Após o cadastramento no programa habitacional passaram a morar de aluguel social e agora conseguiram a casa própria. “Uma felicidade muita grande, pois é a primeira vez que teremos uma casa nossa. Tenho muita fé que 2018 será um ano melhor”, disse Lucileide.

Outra beneficiada foi à doméstica Maria Ducemir Ribeiro. Ela e seus quatro filhos moravam no local conhecido como “baixão do Alto Bonito”. “Agradeço a Deus por esse sonho realizado. Já conheci minha casa e gostei muito, agora quero mudar logo. Meu coração está acelerado, é alegria demais, um presente de Natal”, contou a doméstica.

O secretário de Habitação, Cristhian Miranda, ressaltou a importância e satisfação em proporcionar uma moradia digna a essas pessoas. “Ficamos felizes, pois a Sehab foi uma ferramenta para identificar essas famílias. É um presente, mas também um direito de cada cidadão, de ter uma moradia digna”.

A Prefeitura executou melhorias na infraestrutura e paisagismo do residencial. O prefeito Darci Lermem disse que o governo continuará empenhado para conseguir mais projetos habitacionais. “Estamos buscando a retomada das obras do Nova Carajás, um projeto que vai realizar o sonho de moradia e qualidade para mais famílias”. Ele ressaltou a história da aposentada Raimunda da Conceição, uma das beneficiadas, que aos 87 anos realizou o sonho da casa própria.

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, também esteve presente na estrega das unidades e destacou que o dia era importante para a habitação no Brasil. “A população de Parauapebas aguardava a entrega do Residencial Vila Nova. Hoje, 22 mil unidades habitacionais estão sendo entregues em todo Brasil. No total, mais de 85 mil pessoas terão residências próprias e dignas por meio do Minha Casa Minha Vida”.

Vereadores, secretários municipais e representantes da Caixa também estiveram presentes na entrega das unidades habitacionais do Residencial Vila Nova.

Texto: Liliane Diniz
Fotos: Bruno Cecim e Piedade Ferreira