18 de maio Dia da Luta Antimanicomial

publicado: 18/05/2021 15h22

Parauapebas reforça importância de cuidado humanizado “Liberdade é o melhor cuidado”

Em tempos de distanciamento social, muitos esperam ansiosos, o momento em que poderão andar pelas ruas livremente, voltar à convivência, abraçar pessoas queridas. Pessoas com transtornos mentais esperam por isso a vida inteira, pois, muitas vezes, são isoladas da sociedade e são vítimas de preconceito.

Por isso, é importante celebrar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial neste 18 de maio. A data marca a luta pelos direitos das pessoas com transtorno mental, buscando formas mais humanizadas de cuidado.

Parauapebas conta com os atendimentos desde a porta de entrada, através das Unidades Básicas de Saúde (UBS), no qual os pacientes são regulados e encaminhados para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), assim como a clínica psicossocial que oferece assistência especializada e humanizada, favorecendo a estabilização do paciente e sua ressocialização. Devido à adoção de medidas de prevenção do coronavírus, os atendimentos estão reduzidos, mas os de urgência estão garantidos.

No município são realizadas diversas atividades (atualmente paralisadas) para promover a socialização e a integração das pessoas com sofrimento mental, como oficinas de pintura e música, celebração de datas comemorativas com a família e as equipes profissionais.

Essas ações permitem que elas sejam tratadas em seu território e que tenham oportunidade de fazerem suas escolhas e de participarem das atividades comunitárias. Além disso, promovem os direitos à liberdade, à dignidade e ao respeito, sendo aceitas em suas diferenças.

O Psicólogo e Supervisor da Rede de Atenção Psicossocial, Wagner Dias Caldeira, diz que, no contexto em que estamos vivendo, é natural que muitas pessoas estejam passando por um momento de fragilidade emocional, o que pode impactar a saúde mental.

“Pode ser que, para se sentir melhor, muitas pessoas precisem apenas de alguém com quem desabafar, algumas podem precisar de donativos, outras podem precisar de chá de camomila, outros de lerem livros de literatura, assistir filmes, lives de músicas… Porém, há pessoas que podem ter mais dificuldades emocionais em lidar com tudo isso, desenvolvendo ou agravando algum tipo de transtorno mental, podendo ser necessário um atendimento em saúde. Para essas pessoas, é importante saber que podem, com a cautela necessária, procurar os serviços de saúde do município”, pontua.

Centro de Atenção Psicossocial

O CAPS de Parauapebas foi inaugurado em agosto de 2006 e recebeu o nome de Erasmo de Paulo em homenagem a um de nossos primeiros usuários, que contribuía como voluntário no serviço, através de acolhimento musical com violão e um projeto social de esportes para adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Pra que serve (objetivos):

• Viabilizar a Reinserção Social e a Reabilitação Psicossocial – possibilitar a autonomia, qualidade de vida e a integração/inclusão na comunidade/território, através de iniciativas de geração de trabalho e renda, empreendimentos solidários e Cooperativas Sociais.
  • Reduzir ao máximo os impactos que um transtorno mental pode causar na vida das pessoas.
  • Promover o debate sobre os estigmas e os preconceitos relacionados ao transtorno mental
  • Oferecer apoio/capacitação aos demais equipamentos da rede de atendimento municipal (tanto no âmbito do SUS quanto nas demais políticas públicas existentes)

Pra quem se destina (público alvo):

Os CAPS atendem as pessoas que apresentam transtornos mentais graves e persistentes e pessoas em uso problemático de álcool e outras drogas, que estejam necessitando de acompanhamento psicossocial.

Como funciona:

Para realizar a Reabilitação Psicossocial, além dos atendimentos individuais são oferecidas algumas atividades coletivas (grupos e Oficinas) e a busca de oportunidades no território de acordo com a necessidade do usuário/família.

Quais são os profissionais que trabalham em um CAPS:

Os CAPS podem ter uma variedade de profissionais, a depender das necessidades existentes. No CAPS de Parauapebas atuam profissionais da enfermagem, psicologia, terapia ocupacional, serviço social, farmácia, psiquiatria e educador físico, além dos profissionais de limpeza, alimentação, vigilância, transporte, recepção e administração.

Horário de funcionamento:

Funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, sendo que nas quintas-feiras à tarde ocorre expediente interno para planejamento/reuniões.

Onde fica:

O CAPS Erasmo de Paulo fica na Rua 02, n. 56, esquina com a Rua C, Cidade Nova. Contato pelo número 3346-8546.

Texto: Nívea Lima – Ascom/Semsa

Arte: Ascom PMP

{lightgallery type=local path=images/Ano_2021/maio/18DEMAIO_SEMSA Name=Demo5 previewWidth=150 itemSpace=3px}{/lightgallery}