14º Festival Jeca Tatu atrai público de 75 mil pessoas nos quatro dias de evento

publicado: 28/06/2016 17h01

Por mais um ano, um dos maiores eventos da agenda cultural de Parauapebas honrou sua tradição! Cerca de 75 mil pessoas prestigiaram o 14º Festival Junino Jeca Tatu, que aconteceu de 23 a 26 de junho, na Praça de Eventos.

A festa que começou com Carroçada e desfile de quadrilhas pelas ruas da cidade também elegeu as melhores quadrilhas juninas nas categorias Salão, Caipira e Estilizada, disputadas por 17 agremiações. A grande campeã de 2016, na categoria Caipira, a mais disputada da festa, foi a agremiação Rabo de Palha seguida pela Jovens do Cangaço e terceiro lugar, Cabras da Perte.

Já na categoria Quadrilha de Salão, a Sedução Junina levou a primeira colocação e Explosão Junina, segundo lugar. O título de melhores quadrilhas Estilizadas ficou com Guerreiro de Fogo, seguida por Coração do Sertão e Flor do Futucaí.

Este ano, o homenageado foi o mestre da sanfona “Sivuca, na Feira de Mangaio”, compositor e instrumentista que contribuiu para o enriquecimento da música brasileira e recebeu reconhecimento internacional por seus trabalhos que incluem choros, frevos, forrós e outros ritmos.
“Tivemos uma festa maravilhosa! Expectativas superadas tanto na alegria quanto no reforço à segurança para que a comunidade pudesse aproveitar com tranquilidade o Festival”, avaliou o secretário Municipal de Cultura, Marcelo Eduardo Costa.

Além do concurso que elegeu as melhores quadrilhas juninas, a programação do 14º festival Jeca tatu contou com shows com artistas locais, praça de alimentação com comidas típicas também são atrações da festa. “Foram dias de muita diversão”, disse a estudante Camila Freitas, que foi à festa com família.

O Festival Jeca Tatu é uma realização da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (Liajup), Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com o Conselho Municipal de Cultura.

Show Sérgio Reis

Para finalizar as festas juninas, as agremiações vencedoras do 14º Jeca Tatu se apresentarão na próxima sexta, 1º de Julho, a partir das 21h, na Praça de eventos.

Em seguida, o cantor nacional Sérgio Reis sobe ao palco e encerra com show as festividades de junho em Parauapebas. Entrada é franca.

Lisane Bitencourt
Assessoria de Comunicação | PMP