14º Campeonato Rural de Futebol movimenta comunidades rurais

publicado: 21/09/2021 15h16

Abertura oficial do evento ocorreu na arena da Palmares II

O domingo, 19, foi de entretenimento e alegria para os amantes do esporte com abertura do 14 º Campeonato Rural de Futebol Troféu Zé Romão. Ao todo, 34 comunidades rurais participam da competição promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel).

“Voltamos com esse projeto que valoriza as comunidades e revela talentos na zona rural. É um projeto reconhecido pelo Unicef onde só quem ganha são as comunidades”, explica o coordenador de Esportes Rurais e Comunidades Indígenas, Abreu Lima.

A arena da Palmares II foi palco da abertura da competição com a presença do prefeito Darci Lermem, do vice-prefeito João do Verdurão e outras autoridades municipais. “É muito bom ver que depois dessas dificuldades todas que o esporte, principalmente o esporte coletivo passou nessa pandemia estamos voltando. O governo fica feliz em poder participar do campeonato rural, que traz inclusão e movimenta toda a nossa região”, destacou o vice-prefeito, João do Verdurão.

Todas as equipes receberam o uniforme completo. Os jogos classificatórios começam no próximo dia 26 de setembro em cinco polos: Onalício Barros,  Pontilhão, Valentim Serra, Vila Sanção e Vila Carimã.  “Esse evento é muito importante para interagir de novo, começar a praticar esporte e melhorar a saúde. Estamos aqui para disputar o título, ganhar e ser campeão”, destaca o jovem Inatanael, lateral direito do Onalício Barros.

As partidas estão programadas para os domingos, no horário das 9h e 16h, mas tendo a necessidade, a organização prevê a liberação dos campos para os jogos aos sábados. Outra expectativa é que as semifinais e a final, ocorram no estádio Rosenão, nos dias 31 de outubro e 06 de novembro.

As equipes serão subdivididas em cinco polos, em cada um deles terão sete equipes jogando, o que garante um total de 9 jogos por polo durante a primeira fase. As equipes serão avaliadas por meio da melhor pontuação, sendo assim, as duas melhores equipes garantem vaga para a competição, que será eliminatória até o final do campeonato.

Homenagem

Esse ano, a competição faz uma homenagem a Zé Romão, um dos pioneiros de Parauapebas, que desde o início da formação do município esteve envolvido no esporte da cidade. Foi atleta atuante e disputou em vários campeonatos municipais, mas em 2012 faleceu em decorrência de um infarto.

Texto: Liliane Diniz

Fotos: Elienai Araújo