1º Encontro da Rede de Enfrentamento discute atuação articulada na luta contra a violência à mulher

publicado: 07/06/2016 15h08

De 1º a 3 de junho, representantes da Secretaria Municipal da Mulher (Semmu), Delegacia da Mulher, Hospital Municipal de Parauapebas, Instituto Médico Legal (IML), Assistência Social e demais órgãos que trabalham no atendimento à mulher em situação de violência, estiveram reunidos para o 1º Encontro da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, que aconteceu no auditório do IFPA e Ceup.

Segundo Juliana Araújo, coordenadora de Projetos da Semmu, é necessário que os órgãos e entidades que fazem parte da Rede estabeleçam fluxos e protocolos regulares de atendimento, facilitando assim a atuação articulada. “Este encontro é o primeiro passo para mais esta conquista para população feminina do nosso município”, ressaltou Juliana.

Sob o tema “Ciclo de Diálogos”, o encontro trouxe na programação painéis e debates sobre políticas públicas para as Mulheres no Pará, com a presença de convidados e autoridades como o juiz de direito, Líbio Araújo Moura que reforçou na ocasião, a importância da luta pela igualdade. “Com todo o preconceito e visão machista que a sociedade tem, travamos uma luta permanente para garantia do respeito à mulher. Tão importante quanto trabalhar combatendo as consequências, precisamos atuar no combate às causas dessa violência”.

De acordo com a secretária da Semmu, Cimeire Silva, a Secretaria possui grandes parceiros na luta contra a violência a mulheres do município. “Vamos continuar cumprindo com o nosso papel, procurando sempre pelos acertos para que possamos colher os bons frutos desse trabalho”.
Foram abordados temas como os 10 anos da Lei Maria da Penha e a nova Lei 13.104/15 (Lei do Feminicídio): Avanços e Desafios para a efetivação, Violência contras as Mulheres: o papel do Sistema Judiciário, Ministério Público, Defensoria pública e Segurança Pública. Gênero e Violência Doméstica, Familiar e Sexual Contra a Mulher, entre outros.

Dentre os representantes da rede de enfrentamento, marcaram presença no evento: Luciene Nascimento, promotora de justiça, coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à violência contra a mulher – MP/PA, Ana Carolina Carneiro, delegada da Deam; Thiago Evangelista, médico clínico geral e legista; Kelly Soares, defensora pública estadual; Maria Célia Lemos, conciliadora judicial do Cejusc e representante da OAB; Lucinery Nascimento, promotora de justiça; Maria Trindade Tavares, presidente do Conselho Estadual da Mulher; Roberta Araújo, assistente social da Semas e coordenadora da Proteção Social Básica (PSB); Fabiano Marinho, coordenadora da Proteção Social Especial (PSE); Flávia Gil, assistente social da Semas e diretora do SUAS; Ana Lúcia Silva, tecnóloga em saúde e coordenadora de Saúde da Mulher; Wagner Caldeira, psicólogo e coordenador da Saúde Mental e representantes da Vigilância em Saúde, do Serviço Social do Hospital Municipal, da Atenção Básica em Saúde, do Hospital Municipal.

O evento, organizado pela Prefeitura, por meio da Semmu, contou com a parceria da Coordenadoria Estadual de Promoção dos Direitos da Mulher.

Lisane Bitencourt
Assessoria de Comunicação | PMP