1° DESAFIO PARALÍMPICO DE PARAUAPEBAS REÚNE 150 ATLETAS

publicado: 24/04/2017 14h26

Mais de 150 atletas participaram do 1° Desafio Paralímpico Pará x Maranhão, promovido pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel). Foram dois dias de disputa no Ginásio Poliesportivo, no bairro Beira Rio, entre deficientes visuais de Belém, São Luiz, Imperatriz e Parauapebas.

Na sexta-feira, 21, e no sábado, 22, os atletas de nove associações, clubes e outras entidades disputaram jogos nas modalidades Judô, Golbol e Futebol de 5. O principal objetivo do evento é valorizar a prática de esporte entre os atletas com deficiência visual, mostrando que eles podem superar as dificuldades, pois a pessoa com deficiência, antes de competir oficialmente, para representar seu clube, associação ou até mesmo seu país, tem que competir consigo mesmo e contra os obstáculos que encontra diariamente.

O Esporte Paralímpico

O esporte paralímpico surgiu na década de 1940, quando países como Inglaterra e Estados Unidos tiveram a iniciativa de organizar competições das quais participariam veteranos da ll Guerra Mundial com lesões medulares. O esporte foi utilizado como parte do processo de reabilitação social e física desses pacientes.

Ao longo dos anos, o movimento paralímpico vem conquistando a atenção e o respeito de milhões de pessoas em todo o mundo. Palavras como superação, atitudes, garra, força, esperança, confiança, fé e principalmente perseverança fizeram com que os Jogos Paralímpicos se transformassem no segundo maior evento do mundo.

Texto: Sabrina Linhares
Fotos: Piedade Ferreira