1ª Copa Xikrin do Kateté de Futebol movimenta aldeias da região de Carajás

publicado: 22/06/2021 15h08

Na disputa pelo troféu Bep Karoti Xikrin estão 31 times. Sendo, 18 equipes masculinas pelo futebol e 13 equipes femininas pelo futsal

Inclusão esportiva esse é o termo que define a 1ª Copa Xikrin do Kateté de Futebol Indígena. A competição inédita idealizada pela prefeitura, por meio do Departamento de Relações Indígenas (DRI) e da Secretaria de Esporte e Lazer (Semel) proporcionam aos indígenas a oportunidade de mostrarem o talento para o futebol.

A estreia ocorreu no último fim de semana e deve seguir até o próximo dia 25. Os jogadores são indígenas que fazem parte das aldeias da região de Parauapebas. “O objetivo é promover a cultura esportiva entre os índios, por isso decidimos realizar esse campeonato em cumprimento às diretrizes do governo municipal. A ideia é promover o esporte amador, valorizar a cultura indígena” declarou o coordenador do DRI, Girlan Silva.

Os times receberam toda estrutura necessária para as competições. O governo municipal entregou uniformes completos aos jogadores, chuteiras e bolas. E os campos e quadras foram revitalizados. Segundo o coordenador de esportes rurais e comunidades indígenas da Semel, Abreu Lima, uma das vontades dos caciques é que seja construída uma escolinha de futebol na aldeia Ôôdjã.

“Nós enquanto governo, temos o interesse em promover o esporte aqui nas aldeias, mas precisamos sentar e conversar sobre a possibilidade de irmos além dessa Copa. O futebol assim como outras modalidades é uma forma de união, é nisso que a Semel tem trabalhado, para buscar a inclusão daqueles olham para o esporte como uma alternativa de vida”, comentou o coordenador.

O torneio realizado na aldeia Ôôdjã. O time que é anfitrião nas competições chegou mostrando a que veio, Pokamrôre-Kuikô venceu por 3 x 2, o Pratinho Puru. A primeira partida de acordo com a tabela do campeonato seria entre Kamkrokrok e Moi-ndõk, porém, o time Moi-ndõk não compareceu de acordo com o regulamento a vitória foi dada ao Kamkrokrok que venceu por W.O (é a sigla para a palavra em inglês walkover, que traduzido para a língua portuguesa quer dizer vitória fácil).

No domingo, 20, mais oito equipes entraram em campo, o Serra Quebrada enfrentou o Pykatiôkrãi, o Clube Ô.Ôdjã disputou com o Krimei.  Em seguida, o Kana- Parauapebas tentou derrotar o Krimeityk  e por último o Clube Karaikapot ficou  cara a cara com o Bamdjukore.

Nos times femininos também se apresentaram pelo futsal, o Clube Kamet-Kore foi pra cima do Clube Krimei, o Clube Kenhorao duelou com o Clube Serra quebrada, o time  Ôôdjã foi pra cima do Pratinho Puru,  o Clube RoitidJam  enfrentou  o Clube Kateté,  o Clube Djudekô  disputou  ao lado do Clube Pokrô e pra encerrar o  último o Clube Kamkrokrok e Clube Bamdjukô se enfrentaram em  quadra .

Na segunda-feira, 21, os clubes Roítdjam e Kenhhor, Pôkro e Kamêt’Kore e Bomkrainoro e Kamkrokrok-kit encerram a primeira fase. Nesta terça-feira, 22, inicia a segunda fase das competições, e serão oito clubes que devem participar dos quatro jogos de futebol. Na quarta-feira, 23, ocorre uma partida extra em busca da repescagem, já na quinta-feira, 24, será a vez de quatro times disputarem pela semifinal em busca de vaga para a grande final marcada para dia 25. O campeão e vice-campeão receberão o troféu Bep Karoti Xikrin em homenagem ao ex- cacique Bep Karoti que faleceu no dia 31 de maio do ano passado vítima da Covid-19, a cerimônia de entrega de títulos está marcada para sábado, 26.

“A Copa Xikrin marca a valorização dos indígenas dentro do esporte, é isso que o governo municipal tem buscado levar as aldeias políticas públicas de investimento em todos os segmentos”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Gambeta, destacando ter como planos a continuidade das realizações esportivas nas aldeias.

Texto: Cleidi Rodrigues
Fotos: Francesco Costa