DETUR DIVULGA LISTA DOS SELECIONADOS PARA CURSO DE TRILHAS

publicado: 21/05/2018 13h34

O Departamento de Turismo (Detur) da Prefeitura de Parauapebas divulgou na manhã desta quarta-feira, 9, a lista com os nomes das 30 pessoas selecionadas para o 2º Curso de Trilhas e Caminhadas, que será realizado entre os dias 14 e 31 deste mês.

Veja a relação aquiSelecionados para o Curso de Trilhas

Foram três longos dias de entrevistas. Todos os inscritos foram convocados. Nada menos que 206 pessoas se inscreveram para o curso de Condutores de Trilhas e Caminhas. Apenas 20 não compareceram. A entrevista foi realizada por uma bancada avaliadora composta por membros do Detur, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e da Cooperativa de Trabalho em Ecoturismo de Carajás (Cooperture Carajás).

O coordenador do Detur, Marcos Alexandre, destacou alguns pré-requisitos para a seleção. “Um deles é a questão da disponibilidade. Temos um grande problema durante a semana para a condução de pessoas que visitam (a Floresta Nacional de Carajás). Nesse período, a maioria dos condutores tem outros empregos e acaba complicando a logística”, disse ele.

Alexandre explicou que outro ponto avaliado pela bancada foi se o candidato possuía ou não formação acadêmica com afinidade na área ambiental (e/ou) turística. “Mas isso não quer dizer que as pessoas que não têm formação foram desprestigiadas. Muitos dos selecionados não têm nenhuma dessas formações”, afirmou. Ele esclareceu que os critérios avaliativos tinham pesos diferentes, por isso a formação acadêmica não foi primordial.

Segundo o coordenador do Detur, outro item exigido foi a comunicação. “A bancada avaliadora prestou muita atenção na conversação dos candidatos, a forma como eles se portavam. Foi levado em consideração o grau de comunicação das pessoas, dentro dos critérios de avaliação. Esse foi o maior peso”, disse Marcos Alexandre.

As 30 vagas foram divididas igualitariamente entre homens e mulheres: 15 para elas e 15 para eles. Os mais bem pontuados foram selecionados. “Foi muito apertada a pontuação”, mas a responsabilidade da avaliação foi concluída com sucesso. O próximo passo é o curso”, finalizou o coordenador do Detur.

CONTEÚDO

O conteúdo programático do curso vai abordar patrimônio histórico, qualidade no atendimento ao turista, cooperativismo, ecoturismo, fauna Carajás, uso público em áreas de preservação, animais peçonhentos, técnicas de condução de trilhas, noções de sobrevivência em área de selva, condução noturna, primeiros socorros, noções de segurança no trabalho, o que é e quais são os tipos de trilhas, a importância do condutor de trilhas, principais técnicas em caminhada em grupos e empreendedorismo para turismo de trilhas.

Módulo I•

Data: 14 a 19 de maio

• Local: Floresta Nacional de Carajás (Projeto Igarapé Bahia)

• Turnos: Manhã, tarde e noite

Obs: Os alunos ficarão alojados

Módulo II

• Data: 23 e 24 de maio

• Local: ICMBio

• Turnos: Manhã e tarde

Módulo III

• Data: 28 a 31 de maio

• Local: ICMBio

• Turnos: Manhã e tarde

PARCERIA

O Curso de Trilhas e Caminhadas será realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), ICMBio, Departamento de Uso Público (Deupp), 23º Batalhão Bombeiro Militar de Parauapebas, Cooperture Carajás e Vale.

Texto: Rayssa Pajeú   

Foto: Arquivo | Ascom   

Assessoria de Comunicação – Ascom | PMP