

Nos dias 15 e 16 de abril, a Divisão de Vigilância Sanitária promoveu uma ação educativa voltada a fornecedores e consumidores, com o objetivo de assegurar a qualidade e a segurança dos alimentos comercializados neste período.



Segundo a fiscal e nutricionista Dayane Silva Corrêa Dani Correa, da Divisão de Vigilância Sanitária, a atuação das equipes vai além da inspeção. “Nossa abordagem inclui a educação em saúde, o que realmente faz a diferença. É fundamental que tanto os consumidores quanto os comerciantes compreendam a importância de seguir as orientações para garantir a segurança alimentar de todos”, destacou.
Durante a ação, as equipes foram às ruas para distribuir panfletos informativos e orientar a população sobre boas práticas de conservação, acondicionamento e manipulação de alimentos. Também foram avaliadas as condições estruturais de supermercados, peixarias e feiras, reforçando a importância do cumprimento das normas sanitárias.
A população também contribui com práticas conscientes na hora da compra. “No caso do peixe fresco, é importante ver a barriga. Se estiver fechada, eu checo se não tem estufamento. Se estiver aberta, olho a cor da carne, que tem que estar para o rosado. A carne deve estar firme, então eu dou uma cutucada para sentir a textura. A guelra também deve estar vermelha, assim como os olhos precisam estar brilhantes”, explica a dona de casa Rita de Cássia Oliveira, que faz questão de conferir todos os detalhes antes de preparar uma receita especial para a família.

A iniciativa reforça o compromisso da Semsa com a saúde pública e a prevenção de riscos relacionados ao consumo de alimentos, especialmente em períodos de maior movimentação no comércio.
Reportagem: Andréa Reis
Fotos: Brendo Gomides
Assessoria de Comunicação PMP/2025