
Tema prioritário para a nova gestão, a educação do município realizou reparos emergenciais em 40 unidades e matriculou mais de 50 mil alunos em 81 escolas e 25 anexos, sendo oito delas de Tempo Integral.
A prefeitura inaugurou duas escolas. A criançada da Palmares Sul agora descansa tranquila e aprende os primeiros passos no espaço Joseane Silva, que tem capacidade para atender 100 crianças de nove meses a dois anos e onze meses. Uma estrutura completa, com salas de sono e brinquedoteca.


A avó Rosa Maria da Silva está muito feliz:
“Sou avó e saber que o meu neto vai estudar aqui me deixa em paz. É um presente para a comunidade. Estava precisando muito de uma creche dessa aqui, porque o espaço já estava pequeno. Está muito bonito”, comemorou.
O bairro Minérios também ganhou um novo espaço para atender 224 crianças, uma estrutura ampla e totalmente equipada para a educação infantil. A obra estava parada há pelo menos dez anos.
Foram implantadas novas unidades de Escolas de Tempo Integral na Educação Infantil Palmares Sul, Alto Bonito e Novo Brasil. O atendimento foi ampliado para 690 crianças, com cuidados, aprendizado e desenvolvimento cognitivo durante os cinco dias da semana.
Foco em melhorias
Para aumentar os índices de qualidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) reforçou o quadro de professores e assistentes pedagógicos. No início do ano tínhamos 615 assistentes pedagógicos e agora contamos com 1051, um aumento de 70% em mão de obra técnica, garantindo aprendizado com mais qualidade para os alunos da rede escolar.

Outra mudança importante foi no Programa de Alimentação Escolar. Agora, nossos alunos recebem comida saborosa todos os dias, em dez tipos de cardápios que respeitam a cultura regional. São mais de 66 mil refeições diárias que incluem cuscuz, tapioca, açaí e sucos regionais servidos nas áreas urbana, rural e nas aldeias indígenas. Tudo isso com o olhar atento de uma equipe profissional que assegura também a segurança alimentar da comunidade.


Para garantir a presença dos alunos durante todo o ano letivo, a Prefeitura de Parauapebas renovou a frota de veículos escolares. Foram entregues mais de 100 ônibus e micro-ônibus com ar-condicionado e carregadores de celular, trazendo mais segurança, conforto e acessibilidade.
Eventos
O desfile de 7 de Setembro também foi um marco importante no calendário escolar. O tema foi “Brasil de cores e raízes” e reuniu sete escolas urbanas, rurais, indígenas e particulares. Ao todo, mais de 1.500 alunos e profissionais participaram da atividade.



Os Jogos Interescolares (Jips), para as categorias Fraldinha, Pré-Mirim e Mirim, ressurgiram após oito anos de paralisação. O evento promoveu esporte, integração, desenvolvimento e socialização para mais de 1.200 alunos, de 7 a 12 anos, e suas famílias, que torceram com energia nas modalidades de futsal, handebol, queimada e atletismo. Cerca de 53 escolas participaram das competições.


A segunda edição do Jips está em andamento e a premiação ocorrerá no dia 13/12. O tema deste ano é “Fortalecendo vínculos: o esporte que une e reconstrói histórias” e reúne 62 delegações de atletas.
Mais de 1.500 alunos estão disputando nas categorias Infanto, Cadete e Juvenil, em modalidades como futsal, handebol, basquete, vôlei, vôlei de areia, atletismo, xadrez e tênis de mesa. O evento reúne 62 delegações, sendo dez da zona rural.
Compromisso com a população
A Secretaria de Educação de Parauapebas fez muito em 2025 e vai fazer muito mais nos próximos anos.
“Eu quero agradecer a todos os professores, coordenadores, gestores, auxiliares e técnicos administrativos, assistentes pedagógicas, monitores, motoristas, às merendeiras, aos auxiliares de serviços gerais, enfim, toda a comunidade escolar que realmente faz projetos e ações acontecerem para beneficiar nossas crianças e adolescentes”, declarou Aurélio Goiano, prefeito de Parauapebas.
Assessoria de Comunicação/PMP 2025