Cidadania no Campo: projeto busca combater os aspectos de vulnerabilidade nas áreas rurais do município

publicado: 21/10/2022 13h44

Com o Projeto Cidadania no Campo, Serviço Social e Segurança Alimentar, mais de 3,5 mil famílias já foram cadastradas.

Você sabia que a Prefeitura de Parauapebas por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) tem levado aos pequenos produtores não só o apoio de como investir em suas propriedades, mas também o conhecimento das políticas públicas voltadas para a assistência social?

Desde que foi implantado há um ano, o Projeto Cidadania no Campo, Serviço Social e Segurança Alimentar tem feito uma força tarefa parar levar até as comunidades rurais, o conhecimento sobre os acessos aos serviços de direito do cidadão. De acordo com a equipe técnica da Sempror, na maioria dos casos identificados, muitos produtores ainda desconhecem sobre esses direitos, como por exemplo, o Cadastro Único (CadÚnico) e todos os benefícios que podem ser adquiridos através dele. Mesmo sendo possuidores de suas terras ou residentes no vilarejos da região a falta de conhecimento favorece o ciclo de vulnerabilidade social.

“ O que nos preocupa é que das 3,5 mil famílias identificadas e já cadastradas em nossos sistemas, em torno de 2,5 mil encontram-se em situação de pobreza e extrema pobreza nas áreas rurais de Parauapebas. O que isso quer dizer é que a maioria do público alvo identificado esteja vivendo abaixo de R$ 200 por mês por renda per capita. A Sempror tem trabalhado incansavelmente para combater esse tipo de situação”, detalhou a assistente social da Sempror, Cilene Marques.

“A Diretoria Técnica Social ao implantar o Projeto Cidadania no Campo, Serviço Social e Segurança Alimentar, busca detectar também, se em uma família existe alguma criança fora da escola, ou se está tendo seus direitos violados, se alguém dessas famílias está com dificuldade de cuidar da saúde, se existe idosos que ainda não receberam seus direitos de aposentadoria, e ainda se não está em fase de aposento, mas existe o Benefício de Prestação Continuada dado a pessoa com deficiência ou aos idosos por meio do Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS) Nacional”, detalhou Cilene.

Como participar do Projeto Cidadania no Campo, Serviço Social e Segurança Alimentar?

Os técnicos estão a todo tempo em visita às comunidades rurais, além disso as famílias que desejarem receber o apoio de forma direta, podem procurar o departamento da Diretoria Técnica Rural que fica instalado no Centro de Abastecimento de Parauapebas (CAP) conhecida também como a Feira do Produtor localizada na Rod. Municipal Faruk Salmem com o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

O trabalho da Diretoria Técnico Social, consolida as pequenas atividades voltadas e estimula também a produção de hortifrútis, promovendo a política de empoderamento às especial das mulheres, indígenas, jovens e crianças, garantindo também aos feirantes, ações voltadas para a melhoria da qualidade dos produtos, comercializados e divulgação dos mesmos.

Texto: Cleidi Rodrigues/Ascom
Fotos: Órion Lima e Anderson Souza/Ascom