
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realiza a Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril. A programação teve início na terça-feira (1º), com abertura realizada na Câmara Municipal dos Vereadores, contando com a participação de autoridades municipais, servidores públicos, representantes de instituições e a população em geral.
O evento conta com o apoio da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED) e de secretarias municipais. A adjunta da Semas, Vania Rodrigues, destacou a importância da mobilização coletiva. “A gente vê que o envolvimento de várias secretarias é necessário e quem ganha não são apenas as famílias, mas todos nós, enquanto sociedade. A Prefeitura, realmente, está tendo esse cuidado. Estamos juntos nessa causa e vamos levar mais inclusão para as famílias de Parauapebas.”

Momentos emocionantes
A cerimônia de abertura contou com momentos emocionantes e de grande representatividade. Mães atípicas compartilharam suas vivências e realidades, dando voz à luta diária das famílias com pessoas com deficiência. O Grupo de Dança Inclusiva Dádiva, representando a Associação de Pais e Amigos de Autista, encantou e emocionou o público com sua performance.



Um dos pontos altos da cerimônia de abertura foi a palestra “Empregabilidade do Autista: Avanços e Desafios”, ministrada pela professora convidada Adriana Mol, abordando temas sensíveis como inclusão no mercado de trabalho e quebra de estigmas. A programação também contou com a apresentação do músico e tecladista Lucas Meireles e da bailarina Giovanna Meireles, representando o Instituto Via Autismo.



A abertura foi marcada também por uma caminhada simbólica, saindo da Câmara Municipal e seguindo até o Complexo Turístico de Parauapebas.



A coordenadora da Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED), Cilmara Bonfim, comemorou o impacto do evento. “É muito bom poder estar participando desse evento tão importante. É necessário fazer e mostrar a luta das pessoas com deficiência. Que possamos seguir juntos nessa luta, abraçando essa causa.”

A professora Cleubiane Guimarães, autista, TDAH e mãe de dois filhos autistas, também fez um forte depoimento durante a abertura. “A sociedade necessita saber das nossas reais dores. Eu sou professora, sou uma pessoa autista e TDAH, e tenho dois filhos autistas. Eu sei o quanto nós vivenciamos essa luta, esse sofrimento, dia após dia. Hoje, nessa gestão, eu posso estar vendo a mudança de fato.”
O prefeito Aurélio Goiano reforçou o compromisso de um importante projeto para o município. “Vamos trabalhar para construir o nosso Centro TEA, o nosso Centro de Referência e Atendimento para pessoas do Espectro Autista, das famílias atípicas. Isso vem do coração, não foi só proposta de campanha. Vamos trabalhar incansavelmente e integradamente para que possamos fazer isso acontecer. Tenho certeza de que Deus vai nos honrar e vamos fazer essas pessoas terem qualidade de vida.”


Programação segue até 4 de abril
A Semana de Conscientização do TEA continua com ações educativas e culturais nas escolas, UBSs e espaços públicos. Confira a programação dos próximos dias:
Terça-feira, 2
Palestra sobre “Direitos das pessoas com TEA”, de 9h às 15h, em escolas da rede municipal de educação e Unidades Básicas de Saúde.
Quarta-feira, 3
Apresentações culturais e inclusivas, de 9h às 15h, no Centro Cultural de Parauapebas.
Quinta-feira, 4
Gincana Inclusiva a partir das 8h, no Parque dos Ipês.
A Semana de Conscientização sobre o Autismo em Parauapebas reforça o compromisso da gestão municipal com o respeito às diferenças, a inclusão social e a promoção de políticas públicas voltadas à dignidade das pessoas com deficiência. A mobilização segue até o dia 4 de abril, unindo informação, arte, empatia e ações para transformar o município em um lugar cada vez mais acessível e acolhedor para todos.

Reportagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Irisvelton Silva
Assessoria de Comunicação / PMP 2025