Prefeitura realiza campanha de doação de sangue e meta é atingida com sucesso

publicado: 27/06/2023 16h02

A campanha realizada duas vezes ao ano é uma iniciativa da Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro de Marabá.

No último fim de semana, a campanha de doação de sangue com o tema “O amor corre nas suas veias! Doe!” foi um grande sucesso nas dependências da Policlínica em Parauapebas. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Hemocentro de Marabá.

Com a participação de vários voluntários, foram coletadas 200 bolsas de sangue e houve uma grande conscientização da importância de doar sangue e do impacto positivo na vida de quem recebe a doação.

A campanha ocorre duas vezes por ano no município para melhorar o estoque fornecido e suprir a demanda transfusional. Em média, Parauapebas realiza cerca de 250 transfusões de sangue por mês, beneficiando pacientes com acidentes, parturientes, oncologia e doenças hematológicas.

O secretário de saúde, Paulo Vilarinhos, destacou que doar sangue é um gesto de amor ao próximo, de solidariedade e de responsabilidade social. Cada doação pode salvar até quatro vidas e ajuda a manter os estoques dos bancos de sangue abastecidos.

Segundo a biomédica, Ana Valéria, responsável pela Agência Transfusional de Parauapebas, o doador além de salvar vidas ainda recebe um exame de sangue completo. “O sangue coletado irá receber uma série de informações que são obtidas com a análise, o que proporciona para este doador uma tranquilidade em saber que está bem ou, por vezes, receber algum diagnóstico de forma precoce”, enfatizou.

O Coordenador de Engenharia, Erick Bastos, é doador de sangue há cerca de 20 anos e falou sobre a importância desta ação. “É uma oportunidade de ajudar outras pessoas que precisam de sangue, saber que com a minha doação posso estar salvando vidas é muito gratificante”, afirmou.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura