Prefeitura entrega para a população o Centro Comercial do Complexo Tropical

publicado: 24/06/2022 12h58

O espaço foi construído em uma área de 2.058,65 m² e vai garantir produtos de mais qualidade aos mais de 20 mil moradores que juntos fazem parte dos bairros, Tropical I e II, Vale do Sol, Ipiranga e Casas Populares I e II.

“Agora sim teremos um local ideal para vendermos nossos produtos, o governo municipal lembrou da gente e graças a Deus foi entregue”, foi com esse entusiasmo e um brilho no olhar, que Aramida Queiroz Sousa, conhecida como Mocinha, agradeceu pelo box que recebeu e que agora poderá garantir mais qualidade aos produtos que vendia há anos na antiga feira que existia no local, porem a diferença é que agora o espaço está mais adequado aos seus clientes.  “Saímos lá da rotatória onde ficamos por muito tempo, agora vai melhorar muito. Eu vou continuar trabalhando com frutas, então venham nos visitar”, recomendou a feirante de hortifruti. Os boxes foram entregues para os comerciantes que já trabalhavam naquela área no período anterior à obra.

Além de dona Mocinha, outros 40 feirantes também foram contemplados com a entrega do Complexo do Tropical que aconteceu nesta quinta-feira, 23. O espaço foi construído em uma área de 2.058,65 m², para atender aos mais de 20 mil moradores que juntos fazem parte dos bairros, Tropical I e II, Vale do Sol, Ipiranga e Casas Populares I e II.

“Uma feira dentro de um complexo de bairros como esse, ou em qualquer complexo de bairros, sempre será um ponto de desenvolvimento para a comunidade. Estou muito feliz em fazer parte disso em entregar uma obra desse tamanho que é um Centro Comercial extraordinário”, pontuou o prefeito de Parauapebas, Darci Lermen.

A cerimônia de inauguração contou com a participação dos moradores, representantes do governo municipal, entre eles o vice-prefeito, João Trindade, o líder de Governo, o vereador Zacarias Marques que aproveitou para exaltar a importância das feiras de Parauapebas para economia local. Também estiveram presentes vários secretários municipais, como o secretário de Obras, Luiz Castilho, que destacou o cuidado que a Semob teve em elaborar um projeto que trouxesse mais conforto para todos os frequentadores do Centro de Compras, o secretário de Urbanismo, Morvan Cabral Abreu, no qual a Semub passa então a ser a responsável pela manutenção do espaço, a diretora de Feiras e Mercados, Márcia de Jesus, além da representante de todos os feirantes, Dulcineia dos Santos (Lena).

O Centro Comercial do Tropical está localizado à frente da principal rotatória do bairro. Construído em dois pavimentos (superior e inferior), com rampa de acesso para garantir acessibilidade. Nos boxes serão vendidos remédios naturais, distribuidora de bebidas, sapataria, lojas de variedades, hortifruti, açougue, mariscos, peixarias adaptadas com tanques de água e pias, restaurantes com cozinha industrial, frutarias, lojas de confecções, lojas para consertos de eletrônicos, salões de cabeleireiro e banheiros adaptados.

“Desenvolvemos um projeto pensando no conforto de todos os públicos, principalmente para as pessoas com deficiência. Teremos banheiros (feminino e masculino) adaptados nos dois pavimentos, ou seja, a feira terá acessibilidade”, detalhou a engenheira civil responsável pela obra, Paloma Silva Viana.

Silvana de Oliveira é cliente da feira, agora ganhou um motivo a mais para continuar comprando. “A importância dessa feira aqui no nosso bairro é muito grande. Já moro no bairro faz dez anos, então com um local novo e reestruturado, só veio agregar mais melhoria para gente. Aqui encontro de tudo. Só tenho que agradecer a prefeitura de Parauapebas por esse benefício. Um local mais adequado com mais higiênico”, detalhou a dona de casa.

O que muda com a inauguração da nova feira do Tropical ?

Durante a solenidade de inauguração, Darci Lermen detalhou que por meio do diálogo com os feirantes e moradores, a feira do Tropical terá o horário de atendimento ampliado. Nós mudamos várias coisas aqui, do funcionamento das feiras como um todo, a partir do diálogo com eles, umas delas foi a questão do horário, antes nós tínhamos o horário aqui, até às 18h, o que se limitava muito certos estabelecimentos ganharem seu dinheiro e gerar sustentabilidade. Os feirantes e a prefeitura, optamos por conversar, para que seja estabelecido o horário de atendimento até a meia noite e vamos implantar algumas programações especiais para atrair mais clientes aqui. Essa mudança de funcionamento será em caráter experimental por dois meses. Queremos que dê certo”, finalizou o prefeito.

Após o discurso das autoridades, foi o momento do descerramento da placa de inauguração, marcando uma nova história que recomeça aos feirantes do Complexo do Tropical. O governo municipal está entregando para a população inúmeras obras e para saber mais acesse também, as redes sociais da prefeitura para acompanhar o que vem vindo por aí.

Texto Cleidi Rodrigues

Fotos Elienai Araújo