Plano de Contingência da Defesa Civil de Parauapebas chega à fase final de elaboração

publicado: 26/10/2021 19h38

O trabalho de elaboração do Plano de Contingência Municipal de Parauapebas encontra-se em sua fase final de elaboração e implantação.

O plano é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), por meio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Parauapebas.

O Plano de Contingência ou Plancon como também é conhecido, é um documento de planejamento e preparação para ações de resposta a desastres, sejam eles de origem natural ou tecnológica. Ele estabelece ações coordenadas e integradas entre vários órgãos e a comunidade para salvar vidas e minimizar danos e prejuízos materiais.

Nesta semana, de 25 a 27 de outubro, está sendo realizado um Workshop de Medicina de Desastre voltado para profissionais da saúde, bombeiros e agentes da Defesa Civil, que atuam em situações adversas no município de Parauapebas, mediante acionamento do Plano de Contingência Municipal.

Exercício simulado

A fase final para a elaboração do plano é um exercício simulado em área de risco, que será realizado no dia 6 de novembro, em que as equipes irão colocar em prática as ações de repostas previstas em situações de desastres.

O Morro do Macaco, uma das áreas mapeadas pela Defesa Civil em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi escolhido para a realização desta etapa.

Nos próximos dias 1 e 2, as equipes da Defesa Civil irão realizar previamente um trabalho de sensibilização e informação com as famílias residentes na área de risco sobre a realização do exercício simulado, para que elas também participem nesta etapa.

Após a conclusão, prevista para o final de novembro, Parauapebas será o primeiro município do Pará a contar com um plano de Contingência. Por meio da Defesa Civil, os demais órgãos municipais que compõe esse sistema, poderão agir de forma mais integrada, com maior celeridade e organização, em resposta aos desastres que possam ocorrer no município, além de se tornar referência em ações de prevenção, preparação, mitigação, reposta e recuperação no estado do Pará.

Texto: Édila Nunes
Fotos: Irisvelton Silva