Operação Asfalto Novo: Obras no Cidade Jardim avançam e moradores já comemoram as mudanças

publicado: 28/06/2022 14h54

Desde quando iniciou o mutirão de investimentos no mês de maio, a Operação Asfalto Novo tem levado à população ruas e avenidas de Parauapebas com trechos com mais qualidade asfáltica.

Avenida F no bairro Cidade Jardim recebendo camadas de asfalto

Há 45 dias após iniciar a implantação dos investimentos que levam reparos asfálticos de infraestrutura aos bairros de Parauapebas, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) tem trabalhado dia e noite, para entregar aos moradores do Cidade Jardim, o  pacote de grandes obras que contemplam os serviços de renovação da camada de asfalto e a implantação das redes de drenagens. O objetivo é garantir uma vida mais útil à malha viária e sanar possíveis pontos de alagamentos.

Com os investimentos da Operação Asfalto Novo as mudanças já estão acontecendo em algumas etapas do Cidade Jardim. Aproximadamente 50 mil habitantes, distribuídos entre as 11 etapas serão beneficiados.

Acompanhe o balanço de ações da Semob .

Implantação de manilhas e aduelas na Avenida I e J no bairro Cidade Jardim levam redes de drenagens aos moradores

Na 3ª etapa as drenagens já fazem parte da realidade dos moradores. Ruas  que até há um mês atrás causavam transtornos aos moradores, agora estão totalmente revitalizadas: Na rua F24, as obras iniciaram na F12 e  seguem avançando até a F25.  Na rua F22, a drenagem já está finalizada  e todo trabalho de infraestrutura percorreu também trechos entre a Av. L até a Av. F. Os moradores da Av. J, também já podem sentir as diferenças com o  novo asfalto  que chegou, porem agora acompanhado de redes para o escoamento de águas superficiais, ou seja, no período chuvoso a rua continuará trafegável.

A equipe da Semob também implantou drenagens desde Avenida L e seguiu desde a Av. Ipê até a Av. F, onde mais de doze ruas receberam os investimentos de infraestrutura (F01, F02, F03, F04, F05, F06,F07,F08,F09, F10 e F11) e na F12 o processo iniciou há poucos dias .

Domício de Souza é morador do bairro há mais de 10 anos e vê com otimismo tudo o que está acontecendo na rua onde mora. “Estávamos precisando mesmo dessas obras. A prefeitura começou as drenagens na F11 e estão trabalhando na recuperação da Avenida F e quando tudo estiver pronto, vai acabar esse problema. Com fé em Deus vai dar tudo certo”, observou o comerciante.

Quem comemora é a moradora dona Ivone da Silva Costa. “É um benefício para os moradores. Cortaram a rua, colocaram manilhas e agora temos bocas de lobo aqui. Quando chover a água tem pra onde ir. Tem cinco meses que eu vim morar no Cidade Jardim e desde então eles trabalharam muito aqui nessa rua. O dia inteiro máquinas “pra lá e pra cá” e agora temos uma rua asfaltada e renovada” comemora a dona de casa.

Moradores da 3ª etapa na Rua J recebem ruas revitalizadas e acompanham diariamente a equipe da Semob

A equipe de engenharia da Semob explica como os processos estão acontecendo. “Executamos a drenagem profunda e terraplanagem, para isso fizemos um rebaixamento de oitenta centímetros e subimos as camadas de terra, subleito, reforço, sub-base e base. Todo o processo é feito com apoio tecnológico para que camadas tenham 100% de compactação. A intenção é direcionar essas águas da rua e para isso, deixamos todas elas mais boleadas, agora as águas vão cair para cada lado da rua.  Em alguns trechos ainda vamos colocar a drenagem superficial de meio-fio e sarjeta para guiar a água até as bocas de lobo que são pontos de captação. Isso influencia muito na vida útil do asfalto” detalhou o fiscal de obras, Waleff Souza.

Outras etapas já começam também a receber melhorias

Na 4ª etapa, a Avenida Q agora tem uma nova  rede de drenagens. Na rua N18, após a implantação de bocas de lobo  e manilhas, em poucos dias os moradores terão asfalto com mais qualidade. Seguindo para as etapas  2ª, 7ª e 8ª do  Cidade Jardim a pavimentação em CBUQ (revestimento asfáltico ideal para pavimentos, onde comporta estruturas compostas por múltiplas camadas, capaz de receber e transmitir a carga dos veículos, além de servir de proteção contra o danos naturais ) e colocação de manilhas vão contribuir com ruas mais acessíveis aos moradores. Na Avenida H, os serviços já estão concluídos até as ruas E12, E13, E14 e E19. Já na G1T2 as escavações marcam o início das obras daqui a alguns dias. Nas ruas A10, A12, A13 e a A15, logo o asfalto chegará também.

Outros bairros serão beneficiados?

A resposta é, Sim! Dentro da programação a Operação Asfalto Novo chegou ao bairro Betânia e, no Complexo VS10 as avenidas estão mais amplas e trafegáveis. No bairro Esplanada e Paraíso, localizados próximo ao centro comercial da estátua da Liberdade, na Avenida Liberdade, as frentes de serviços trabalham diariamente para agilizar a entrega das obras de pavimentação.

Para saber mais sobre a Operação Asfalto Novo acesse diariamente as redes sociais da prefeitura e acompanhe todas as melhorias que chegam para as ruas de Parauapebas.

Nova camada de asfalto chega na Avenida F na 3ª etapa do Cidade Jardim

Texto Cleidi Rodrigues