Obras de ampliação e revitalização da UBS Palmares II seguem em ritmo acelerado

publicado: 11/08/2022 13h33

Projeto em 3D da fachada da UBS da Palmares II depois de obra concluída

Daqui alguns meses a comunidade rural da Vila Palmares II, ganhará uma Unidade Básica de Saúde (UBS) totalmente revitalizada e ampliada. As obras iniciaram em junho deste ano, sob a responsabilidade de execução daSecretaria Municipal de Obras (Semob) e devem gerar cerca de 20 empregos no local. A Prefeitura de Parauapebas tem investido na ampliação das redes de atendimento à saúde do município. No mês de maio,  entregou para a população a UBS Dr. Bento Torres Pinto que tem contribuído de forma significativa com os moradores do bairro Rio Verde e comunidades do entorno.

Agora os investimentos seguem para as áreas rurais e todas as projeções que vem acontecendo estão sendo cumpridas de acordo com os requisitos da Política Nacional de Atenção Básica, lançada pelo Ministério da Saúde em 2017, onde os municípios projetam suas respectivas melhorias dentro do padrão nacional, ou seja estruturando e organizando as redes de urgência e emergência do país. A partir desses critérios, o governo de Parauapebas vai levar também tanto para os moradores da zona urbana quanto da zona rural, serviços mais completos em saúde, adequando as necessidades ao público alvo.

Com a entrega da obra, os moradores da Vila Palmares II e comunidades vizinhas que compreendem cerca de 20 mil moradores, não precisarão mais se deslocar até a cidade em busca de atendimentos de urgência e emergência, já que a UBS Palmares II depois de reformada e entregue para os moradores terá a capacidade de um mini hospital e os pacientes dependentes dos serviços terão a oportunidade de estarem mais próximos do atendimento médico.

Dentro do projeto da reforma e ampliação da UBS estão: Rampa e escadas internas, ampliação dos corredores de circulação interna e externa, salas de coleta, de curativos, de procedimentos, sala de dispensação de medicamentos, farmácia, Central de Material, salas de injetáveis, de vacinas, dois consultórios que serão adaptados para o público PCD, consultórios odontológicos, vestiários (masculino e feminino), ampliação dos estacionamentos é o que detalha a engenheira da Semob, Daniela Siqueira, responsável por coordenar a obra.

“A obra está sendo feita dentro dos parâmetros do Ministério da Saúde, como também trazendo melhorias conforme as necessidades da população usuária. Além da ampliação do espaço, construímos um projeto pensando também na segurança dos moradores com um sistema de câmeras de vigilância e a implantação do sistema de combate a incêndio. O estacionamento vai comportar 10 carros e 12 motos e quando houver a necessidade de ser utilizado para eventos, não afetará em nada o fluxo de quem transitará pelo local”, detalhou a engenheira.

Os moradores da Palmares II comemoram as obras e não veem a hora de usufruírem os serviços. “Estamos bastante felizes. Essa obra é importante para nossa saúde, vai aumentar empregos, trazer melhorias para a região rural, agilizar a qualidade nos atendimentos médicos com o aumento de mais técnicos especializados e atender 24h, sem falar na economia de tempo e evitar o gasto com o transporte. Antes tínhamos que nos deslocar até os hospitais de Parauapebas, agora vamos ter nosso próprio mini hospital”, pontuou o morador, Heltonberg Ataíde.

As obras estão previstas para serem entregues até o final deste ano. Importante detalhar que a Atenção Primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes de Atenção Básica, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 – Serviço de Atendimento Móvel a Urgências, das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e os atendimentos de média e alta complexidade são feitos diretamente nos hospitais.

A partir do conceito de Atenção Básica´,  pode ser considerado que a função das UBS’s, independentemente de estratégias em sua organização, é desenvolver e promover ações de prevenção, promoção e a recuperação da saúde, atuando de forma direta e indireta dentro desse processo com vistas à vigilância à saúde em defesa a qualidade de vida das pessoas dentro do seu raio de atuação.

UBS Palmares II em obras de reforma

Texto Cleidi Rodrigues / Ascom -PMP