Nova Vitória: Projeto de Regularização Fundiária foi iniciado

Na última quarta-feira, 24, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Núcleo de Gerenciamento do Processamento da Regularização Fundiária Urbana no Município de Parauapebas (NGRU), formado por representantes do Gabinete, Procuradoria Geral do Município, Secretarias Municipais de Habitação (Sehab), Serviços Urbanos, Assistência Social, Meio Ambiente, Governo, Segurança Institucional, Defesa Civil, Coordenadoria Municipal de Regularização Fundiária (CMRF) e a Unidade Executora do Programa de Saneamento Ambiental de Parauapebas, se reuniram para instaurar o Projeto de Regularização Fundiária do Núcleo Urbano Informal Nova Vitória.

publicado: 25/09/2025 17h26

O principal objetivo foi a apresentação e aprovação do processo de regularização da área, uma ocupação que já existe há cerca de 14 anos. A área, com mais de 500 mil metros quadrados, possui atualmente um levantamento inicial de 1.073 lotes. Embora a ocupação esteja consolidada, a localidade precisa de melhorias de infraestrutura essencial e de equipamentos públicos como unidade de saúde e escola.

O município recebeu o título de doação da área do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) com a responsabilidade de regularizar um terreno com restrições ambientais, que após estudo técnico, pode passar por ações de eliminação ou mitigação de riscos.

“A prefeitura deu mais um grande passo com a regularização fundiária de Parauapebas. Foi aprovada a instalação da Reurb do Nova Vitória. É a nova gestão levando dignidade, qualidade de vida, segurança jurídica justiça social para toda população”, celebra o secretário de Habitação, Wilson Araújo.

Ao final da reunião, o requerimento para a instauração do projeto de regularização fundiária foi aprovado por unanimidade pelos membros presentes.

Assessoria de Comunicação/PMP 2025