Mais uma turma do curso de Bombeiro Civil inicia no Centro Comunitário Vale do Sol

As capacitações fazem parte da política de atenção às comunidades reassentadas pelo programa de saneamento em razão das intervenções de obras

publicado: 25/04/2024 17h13

Nessa quarta-feira, 24, um mês após a formatura da primeira turma do curso de Bombeiro Profissional Civil, que foi sucesso de participação do público feminino, a Prefeitura de Parauapebas, por meio do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap), e em parceria com o Instituto Maria de Lourdes e a LRSG Treinamentos, iniciou a capacitação de mais uma turma no Centro Comunitário Vale do Sol.

Com um total de 24 alunos, sendo 16 mulheres e oito homens, as aulas da capacitação ocorrerão de forma híbrida (presencial e online), todas às quartas-feiras, das 8h às 18h, e serão ministradas pelo subtenente da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA), Valdireno Guido, quem também esteve à frente da primeira turma.

O curso terá duração de oito meses e vai contar com um total de sete módulos entre aulas práticas e teóricas: Básico; Prevenção e Combate a Incêndio; Socorros de Urgência e Emergência; Salvamento Terrestre; Salvamento em Altura; Emergências Químicas; e Gerenciamento de Emergências, além de uma aula extra sobre Noções de Resgate Aquático, totalizando, assim, 240 horas/aula.

“Nosso objetivo é capacitar os moradores que tenham os requisitos exigíveis, para que eles possam ingressar no mercado de trabalho. Além de conseguirem habilidades especializadas, eles também estarão aptos a contribuir com a segurança da comunidade. Tivemos uma grande procura e, mais uma vez, as mulheres estão em um número maior de participantes”, diz Eliete Araújo, assistente social do Prosap e coordenadora social do Centro Comunitário.

Pão de Mel e Cupcake

Outra qualificação que também está sendo realizada no Centro Comunitário é o curso de Pão de Mel e Cupcake, uma verdadeira oportunidade para quem deseja ter uma renda extra.

Um total de 16 alunas participam da capacitação que teve início nessa segunda-feira, 22, e segue até esta sexta-feira, 26, sendo uma parceria do Prosap, com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Instituto Vale do Sol.

Os interessados em ofertar alguma capacitação ou serviço público para a comunidade, podem entrar em contato pelo número (94) 9135-7740.

Texto: Nara Moura
Fotos: Gabriela Penalber