A noite deste sábado, 25, foi de festa para mais de 100 casais. A ocasião foi o Casamento Comunitário, evento promovido anualmente pela Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, e que garante aos noivos o casamento civil e a recepção.
Para os noivos Carlos e Maria, o momento é de alegria. Juntos há oito anos, o casal vê no momento uma oportunidade de sacramentar a união. “Já temos um tempo de convivência e a gente já sabe o que quer da vida. Agora é tornar oficial”, afirma a noiva.
Assim como os noivos beneficiados pela cerimônia, os convidados também puderam prestigiar esta data memorável. “Está tudo lindo, a decoração, a recepção. A prefeitura está de parabéns”, afirmou Luciana Castro, familiar de um dos casais.
Para a Secretária da Mulher, Rute dos Santos, o evento é importante não só para celebrar os casais oficialmente, como também garantir direitos. “Muitos casais já vivem há muitos anos juntos em união estável. Então é importante oficializar de forma civil”, diz a secretária.
De acordo com Darci Lermen, o casamento civil é uma oportunidade maravilhosa. “Quando muita gente casa, as pessoas ficam incentivadas a passar para o papel aquilo que já estão vivendo há muito tempo. Então, criar este momento é maravilhoso”, afirma o prefeito.
Casais faltosos ou que ainda não resolveram pendências de documentação, ainda terão a oportunidade de celebrar a união civil. No entanto, devem aguardar a comunicação da nova data devido aos trâmites do cartório.
Texto: Márcia Machado
Fotos: Orion Lima