Mais de 1.500 alunos participaram do projeto Mais Segurança e Cidadania nas Escolas

publicado: 30/05/2022 17h48

A primeira semana do projeto Mais Segurança e Cidadania nas Escolas, realizada de 25 a 27 de maio, teve o envolvimento de mais de 1.500 alunos da Escola Municipal Domingos Cardoso.

A programação contou com oficinas de reciclagem, de recursos hídricos e resíduos sólidos, além do plantio de mudas, feito pelos próprios alunos, e dentre outras atividades levadas pelo Núcleo de Proteção e Defesa Civil na Comunidade (Nupdec). Os estudantes também participaram de dinâmicas sobre trânsito seguro com o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), como teatro com fantoches e o “Percurso Consciente”, onde receberam ensinamentos sobre respeito ao pedestre, ao ciclista, à sinalização vertical, horizontal e semafórica.

Com o Centro de Controle e Operações (CCO), as crianças aprenderam importantes dicas de segurança no jogo da memória e qual órgão acionar em casos de emergência. Em um bate-papo com os alunos, o Grupamento Escolar da Guarda Municipal (GCE) falou sobre violência nas escolas, suas consequências, direitos e deveres da criança e do adolescente.

A aluna do 5º ano, Wandna Soares, contou com entusiasmo o que aprendeu. “Eu aprendi que a gente não pode entrar no carro de desconhecido; de maneira nenhuma aceitar coisas de estranhos; procurar ajuda se um dia a gente se perder, e também saber o endereço de nossos pais e responsáveis”, diz.
Outra ação importante foi a emissão de RG e CPF para o público escolar, onde o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) atendeu 70 alunos que não tinham a documentação. Noções de primeiros socorros com demonstrações de como agir em casos de engasgos, desmaios e quedas também fez parte das ações na Escola Domingos Cardoso.

“Esta semana foi uma oportunidade de grande valor para todos. O projeto trouxe muitos conhecimentos de mudança de atitude para nossa comunidade e acredito que o aprendizado vai ser colocado em prática. Com certeza a cultura da paz foi plantada na Escola Domingos Cardoso”, ressalta Antônia Glaci, diretora da unidade escolar.

Sandra Barcelos, coordenadora do projeto, destacou que as ações são contínuas e serão realizadas todos os meses em escolas da rede pública municipal. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto. Nossa expectativa é contribuir para que a escola seja um ambiente melhor e mais seguro. A próxima a receber as programações do projeto será a Escola Fernando Pessoa, no período de 07 a 09 de junho”, destaca.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi) é uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo é fortalecer as ações para reduzir e combater os diversos tipos de violência que acontecem no ambiente escolar.

Texto: Joice Lima/Semsi
Fotos: Leila Silva e Irisvelton Silva/Semsi