Granja de frangos atendida pela Sempror recebe visita técnica dos alunos da UFRA

publicado: 11/10/2022 14h03

“Estou achando o máximo essa aula prática pelo fato de nunca ter visitado uma granja. Acredito que muitos dos meus colegas também nunca visitaram um aviário com essa estrutura tão grande. Essa parceria da prefeitura com a UFRA é de suma importância, uma oportunidade para nós futuros zootecnistas, porque agrega mais possibilidades para os estudantes, aos profissionais e ao mercado que está crescendo. É totalmente diferente a realidade da teoria na dentro da sala de aula”. Foram com essas palavras cheias de otimismo e expectativas que a aluna do curso de zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Thaynara Carneiro se expressou ao relatar em nome dos quase 20 colegas de curso, a oportunidade que tiveram de conhecer uma das propriedades assistidas pela Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) por meio do Programa Pequenos Animais.

A granja pertence ao pequeno produtor Leandro de Jesus que há um ano resolveu investir na propriedade com a criação de frangos de corte, da espécie tipo Rossi, o biotipo dessa espécie de ave se adapta facilmente a região e ao unir a paixão pelo campo e a vontade de produzir na terra, despertou então o interesse pela avicultura

“Nós iniciamos há um ano com uma contagem menor baseada em experimentos, mas enxergamos que Parauapebas tinha mercado e decidimos ampliar. A parceria da Sempror foi fundamental principalmente nos momentos mais difíceis, já que o empreendedor precisa de apoio referente aos conhecimentos técnicos para acreditar que vai conseguir. Isso é o diferencial para manter o empreendimento do nível que começou e do nível que está hoje”, detalhou o avicultor, Leandro de Jesus.

Atualmente a propriedade localizada há 15 km de Parauapebas e atende o comércio local mais os abatedouros da região com uma produção girando em torno de 1,2 mil aves por semana, mas existe o planejamento que deve ser colocado em prática nas próximas duas semanas, a ampliação para 3 mil unidades destinadas ao abate semanal. A granja que começou com números bem menores de criação, hoje ostenta a capacidade de 25 mil aves alojadas. O local ainda está em fase de adequação para quem sabe conseguir competir com o mercado nacional que cada vez mais abre as portas para o fornecimento de aves. De acordo com o avicultor, a indústria tem buscado a soma de 1 milhão de unidades semanais a nível Brasil e se tudo der certo, Parauapebas tem grandes chances de se tornar um exportador do produto.

“A granja do Leandro é a maior do município e hoje consegue alcançar cerca de 30% de lucro, além de alto se sustentar. Temos outros dois produtores que estão em fase de crescimento também, e ainda os demais pequenos produtores que não tem a avicultura como renda principal, mas desenvolvem a prática para consumo próprio ou para venda entre família e vizinhos. Parauapebas tem capacidade para expandir muito mais. Queremos que cada vez mais os produtores rurais acreditem em suas terras. Estamos recebendo os alunos da UFRA do curso de zootecnia, pois entendemos que a união entre produtores, equipe técnica seja iniciante ou experiente é fundamental para que haja evolução de novas tecnologias”, afirmou a coordenadora do Programa Pequenos Animais, Eulian Aguiar que reiterou dizendo que a secretaria atua lado a lado com o produtor.

Durante a visita os estudantes puderam participar de uma pequena palestra de integração para que entendessem as rotinas da granja e foram acompanhados por professores, a equipe técnica da Sempror e os proprietários do empreendimento, que detalharam sobre o Programa Pequenos Animais oferecido pela Prefeitura de Parauapebas.

“A gente elabora o projeto, ver as viabilidades desse projeto através de estudos juntamente com o produtor para que obtenha o sucesso desejado com sua produção. O avicultor Leandro está incluído no Programa Pequenos Animais incluído na cadeia produtiva voltado para aves, suínos, ovinos e caprino a nível municipal. Porem convidamos aqueles produtores que tenham o interesse em um destes manejos, procurem a Sempror que explicamos o passo a passo de como começar. Queremos que cada vez mais os estudantes saibam como é realizado parte do  processo da  avicultura e quem sabe um dia, estejam aqui liderando novos projetos”, concluiu a coordenadora.

Para os que desejam conhecer mais sobre o programa, a Sempror está localizada na Rod. Faruk Salmem, Qd. I, Lt. 3-8. Loteamento Porto Seguro. O horário é de segunda a sexta-feira, das 08h às 14h para atendimento. Telefones: (94) 3346-8220 / 3346-8180. Email: sempror@parauapebas.pa.gov.br.

Texto Cleidi Rodrigues/ Ascom – PMP

Fotos Renato Resende/ Ascom – PMP