Gestão Inovadora: Semmect celebra 100 dias de ações estratégicas em mineração, tecnologia e energia sustentável

publicado: 11/04/2025 10h11

A Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect) tem se destacado nos primeiros 100 dias de gestão em Parauapebas com uma série de ações estratégicas voltadas ao fortalecimento da mineração sustentável e à expansão das fontes de energia renovável. O período foi marcado por iniciativas que reforçam o compromisso da administração municipal com inovação, sustentabilidade, responsabilidade social e desenvolvimento regional.

Um dos marcos dessa trajetória foi a realização da 1ª Edição do Fórum Municipal de Mineração, promovido no dia 19 de março de 2025, no Centro Cultural de Parauapebas. O evento reuniu representantes do setor empresarial, especialistas, autoridades públicas e a comunidade para debater soluções sustentáveis para a mineração local. Além dos painéis temáticos, a secretaria liderou uma agenda de ações voltadas à integração entre poder público, universidades e empresas.

Entre os destaques, estão visitas técnicas a entidades de classe como Associação Comercial, Industrial e Serviços de Parauapebas, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará e Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará. Com o objetivo de fortalecer parcerias com instituições de ensino superior, também foi cumprido agenda com a Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade Federal do Pará, Universidade Estadual do Pará e Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará para fomentar o desenvolvimento científico a partir das demandas do setor mineral.

Ainda no eixo educacional, uma visita técnica ao Planetário de Canaã dos Carajás foi realizada com o intuito de estabelecer parcerias para levar estudantes de Parauapebas a vivências científicas, estimulando o interesse por astronomia, tecnologia e inovação. Também foram realizadas visitas institucionais às principais empresas mineradoras da região, como Vale, Monte Granito, Geo Terra, Geominas e a Ligga, promovendo o diálogo entre os setores público e privado e conhecendo de perto a atuação dessas empresas no município.

A secretaria ampliou sua atuação com missões técnicas a municípios vizinhos, como Água Azul, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu, buscando integrar ações conjuntas em prol do desenvolvimento sustentável do sul do Pará. Em Belém, o gestor da pasta, Wallas Marques, esteve reunido com representantes da Agência Nacional de Mineração, do Instituto Brasileiro de Mineração e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, debatendo ações de cooperação técnica interinstitucional.

No campo da regulação, a secretaria tem promovido reuniões com órgãos reguladores para discutir a implantação de estruturas permanentes de fiscalização dos recursos minerais, garantindo maior transparência e responsabilidade na gestão dos ativos do município. Outro ponto de destaque foi a participação do secretário municipal no Seminário do Ciclo Orientativo 2024/2025 para barragens, onde foram apresentadas as ações previstas no Plano de Ação Emergencial para Barragens de Mineração, reforçando o interesse da secretaria na prevenção de riscos e segurança ambiental.

No setor de energia, a Semmect tem liderado a pauta da transição energética, com o projeto de implementação de usinas fotovoltaicas para abastecer a estrutura da Prefeitura de Parauapebas. O projeto busca: reduzir custos com energia elétrica; estimular a sustentabilidade ambiental; atrair investimentos para o setor de energias renováveis; gerar empregos diretos e indiretos. Para embasar essa iniciativa, foi realizada a Pesquisa GD Parauapebas, com o objetivo de mapear o potencial do mercado de Geração Distribuída (GD) no município.

Além disso, em reunião com a Equatorial Pará, foram discutidas ações voltadas à ampliação do alcance da tarifa social de energia elétrica, prevista na Lei nº 10.438/2002, que garante descontos para famílias de baixa renda. A proposta é aumentar o número de beneficiários, melhorando o acesso da população a esse direito.

Entre outras pautas estratégicas, destaca-se ainda o interesse pela ampliação do debate e participação ativa de Parauapebas na elaboração de condicionantes ambientais concretas que atendam diretamente as comunidades afetadas por empreendimentos minerários no município — um passo importante para garantir justiça social e sustentabilidade em todo o território.

“Parauapebas enfrenta grandes desafios no contexto da mineração e no desenvolvimento das atividades. Torná-la algo eficiente, de modo que os retornos — além das CFEMs — sejam percebidos pela população, é uma meta diária da nossa gestão. Atuamos nos eixos desenvolvimentistas que possuímos. Temos buscado a construção de elos e mecanismos para que esses benefícios, bem como ações completas, possam ser vistas pela nossa população a curto, médio e longo prazo, e que um legado seja construído e perceptível para quem chega, para quem aqui está e para quem ainda virá!”, afirmou Wallas Marques, secretário da Semmect.

“Estamos construindo um novo capítulo para Parauapebas, com um olhar atento ao futuro e aos desafios do presente. A mineração é parte essencial da nossa economia, e nosso compromisso é fazer com que ela seja também uma ferramenta de transformação social, ambiental e tecnológica. A gestão tem trabalhado com responsabilidade, diálogo e inovação para garantir que o desenvolvimento chegue a todos e que Parauapebas seja referência em sustentabilidade no Brasil e no mundo”, declarou o prefeito Aurélio Goiano.

Com esse conjunto de ações, a Prefeitura de Parauapebas consolida um novo posicionamento para o município: mais moderno, inovador, consciente e preparado para os desafios do presente e do futuro.

Repostagem: Rayssa Pajeú
Fotos: Irisvelron Silva e Comunicação Semmect
Assessoria de Comunicação / PMP 2025