Drive-thru da reciclagem marca abertura da 27ª Semana do Meio Ambiente

publicado: 06/06/2022 15h53

A semana está recheada com uma vasta programação que marca a 27ª Semana do Meio Ambiente neste ano, cujo tema é “Parauapebas: Terra fértil e sustentável”, numa realização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semma ). A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira, 6, no Centro de Desenvolvimento Cultural ( CDC), no bairro Cidade Nova.

Na cerimônia de abertura, os alunos da Associação de Desenvolvimento Esportivo, Educacional e Cultural de Artes de Parauapebas, deram um show de capoeira. Diversas autoridades estiveram presentes: o prefeito Darci Lermen, o secretário municipal de Meio Ambiente, Fabrício Alves, e demais autoridades convidadas. Alunos das escolas municipais João Prudêncio de Brito, Chico Mendes e Cecilia Meireles foram convidados para abrilhantar a abertura da 27ª Semana do Meio Ambiente onde os alunos participaram de uma atividade com as autoridades, respondendo perguntas relacionadas ao meio ambiente; quem acertava, ganhava um brinde.

Durante as apresentações, o público pode acompanhar um pouco dos serviços que são prestados Semma, que voltou a oferecer o Drive-Thru da Reciclagem, por meio do qual a população pode trocar garrafas pets por brindes. Com essa ação, ganha o meio ambiente já que o plástico pode demorar de 200 a 600 anos para se decompor na natureza.

Para os estudantes que participaram do evento, foi uma excelente oportunidade para conhecer um pouco mais da nossa diversidade natural e principalmente trabalhar a conscientização dos alunos. “Eu achei bem divertido e muito legal a gente aprender coisas novas como o meio ambiente. A gente tem de cuidar para preservar”, destacou a estudante Ágata Yasmim, aluna do 5º ano da Escola João Prudêncio.

Já a estudante Sarah Vieira reforçou que vai levar o que aprendeu para casa. “Achei muito importante tudo o que foi falado, principalmente da parte das garrafas pets que demoram muito tempo para decompor na natureza. A gente precisa cuidar melhor do nosso meio ambiente”, conclamou a aluna da escola João Prudêncio.

A 27ª Semana de Meio Ambiente conta com uma vasta programação, como workshop, doação de mudas, apresentações lúdicas, ação externa de limpeza do rio Parauapebas, entre outros.

Até quinta-feira, 9, o evento será realizado no auditório do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC). No dia 10, o encerramento será às margens do rio Parauapebas, nossa maior riqueza natural que abastece cerca de 86 % da população do nosso município.

“Para nós, é muito importante preservar porque estamos falando de futuro, estamos falando de continuidade da vida da gente na face da terra. Então cada cidade, cada município, cada comunidade, cada pessoa tem que fazer a sua parte e fazendo a sua parte as coisas vão acontecer” reforça o Prefeito Darci Lermen

“ A gente comemora essa semana tão importante não só para Parauapebas mas para o pais inteiro, meio ambiente é vida a gente vai ter uma semana extensa de grandes palestras, encerramos no rio Parauapebas fazendo a limpeza da margem do rio e a gente convida a população para vim para o cdc e fazer parte desta festa que é defender o meio ambiente os nossos recursos naturais” conta o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Fabricio Alves.

Confira a programação clique Aqui

Texto: Marcelo Duarte