Dia 25 de agosto é comemorado em Parauapebas o Dia Municipal do Feirante

publicado: 25/08/2022 18h03

Profissão digna de orgulho, afinal são eles os responsáveis por garantir alimentos fresquinhos em nossas mesas. Todo dia é dia de feira em Parauapebas e quem está na lida desta profissão merece também ser parabenizado.

A partir deste ano o dia 25 de agosto passa a ser considerado como o Dia Municipal do Feirante, por meio da Lei Municipal de nº 106/2022. A data tem como prioridade a valorização da categoria e incentivar cada vez mais os moradores e visitantes a buscarem nas feiras produtos de qualidade, orgânicos, direto do campo e com muitas opões de preços. Quem visita o município não pode deixar de fazer um tour em cada uma das 12 feiras existente na cidade. Já ouviu falar do cupuaçu, bacuri, ou, que tal um suco refrescante de taperebá que também é conhecido em algumas regiões como cajá?

Nas feiras pode ser encontrado o verdadeiro açaí paraense, natural e batido na hora, castanhas do Pará, várias qualidades de farinhas, tapioca, tem ainda os tradicionais espetinhos e os caldos que já se tornaram registros gastronômicos de Parauapebas, além de várias raças de peixes, mariscos e muito mais.

Conheça os feirantes e as feiras que movimentam Parauapebas

Feira do Produtor: Instalada com 140 feirantes, esta feira fica localizada na Rodovia Faruk Salmen, Quadra Especial s/n – Loteamento Porto Seguro. O local está próximo a 20ª Seccional Urbana de Polícia Civil de Parauapebas. O percurso segue para quem vai sentido região rural da Palmares. Funciona sempre de segunda a sábado de 06h às 20h e aos Domingos de 06h às 14h. Nesta feira se encontra uma vasta variedade de hortifrúti, peixarias, mariscos, açougues, mercearia, açaí natural, artigos variados, lanchonetes e restaurantes. A Feira do Produtor também é um lugar para resolver as demandas do dia a dia, já que no espaço possui lojas, caixas eletrônicos, setor de compras e pode ser um bom atrativo turístico.

Mercado Municipal do Rio Verde: É uma das feiras mais antigas de Parauapebas atualmente possui 148 feirantes disponíveis para o atendimento. O espaço fica na Av. Liberdade s/n, bairro Rio Verde. Funciona de segunda a sábado das 06h às 18h e aos domingos das 06h às 21h. Por aqui é encontrado qualidades de mariscos, peixes, além de produtos como hortifrúti, açougue, mercearia, variedades, barbearia, livraria, lanchonetes e restaurantes. Na parte de trás do mercado também encontra-se a feira do Rio Verde onde são vendidos produtos alimentícios direto do campo.

Centro Comercial do Tropical: O espaço foi inaugurado recentemente, possui 2.058,65 m² e atende mais de 20 mil moradores dos bairros: Tropical I e II, Vale do Sol, Ipiranga e Casas Populares I e II. Construído em dois pavimentos (superior e inferior), rampa de acesso garantindo acessibilidade a todos os públicos. São 41 boxes disponíveis onde são vendidos remédios naturais, sapataria, lojas de variedades, hortifrúti, mariscos, peixarias adaptadas à venda de peixe vivo, restaurantes com cozinha industrial, lojas de confecções, consertos de eletrônicos, salões de cabeleireiro e banheiros adaptados. Fica localizado em frente a principal rotatória do bairro Tropical I, na rua Paricá, s/n e funciona de segunda a sábado das 06h às 20h e domingo das 06h às 14.

Feirinha da Rua B: Foi construída para atender a região do bairro Cidade Nova e possui um total de 26 feirantes. Seu funcionamento é de segunda a sábado das 06h às 20h e aos domingos das 06h às 14h.

Vendedor de farinha típica paraense

Feiras na região da zona rural de Parauapebas

Muitos dos alimentos vendidos nas feiras da cidade são cultivados na zona rural do município e grande parte dos legumes, frutas, peixes são de propriedades assistidas e cadastradas através dos programas sociais destinados pela prefeitura. A Secretaria Municipal de Produção Rural possuiu dezenas de programas de apoio à produção do campo, fomentando assim tanto a cidade quanto o campo. Acompanhe as feiras que são realidade para quem mora ou visita estas localidades.

Vila Palmares Sul: A feira desta comunidade está localizada no estacionamento da Praça Central e funciona de segunda a domingo, sempre das 06h às 14

Vila Paulo Fonteles: Na Av. Ouro Verde, esq. da rua E com a rua da Paz. Quem deseja conhecer, a feira funciona todos os sábados das 06h às 14h

Feiras itinerantes que funcionam em dias e horários determinados em alguns bairros

Bairro Liberdade: Na rua Goiás em frente a praça do bairro Liberdade. Todas as terças-feiras das 06h às 14h

Bairro Guanabara: Av. Bom Jardim, esq. com a rua Daniela Perez, próximo a Unidade Básica de Saúde do Guanabara( UBS). Todas as quintas-feiras das 06h às 14h

Bairro Cidade Jardim: Av. G, esq. com a Av. Sempre as sextas-feiras das 06h às 14h

Bairro Betânia: Localizada na Travessa Nicodemos, esquina com Av. Inglaterra. Todos os  sábados das 06h às 14h

Bairro Rio Verde: Rua Araguaia, esq. com Av. Brasil atrás do Mercado Municipal do Rio Verde. Todos os domingos sempre das 06h às 14h

Feira da Agricultura Familiar: Instalada na entrada principal da parte interna do Partage Shopping, bairro Cidade Jardim. A feira é formada apenas por mulheres que fazem parte de grupos organizados em busca do micro empreendimento. Com o apoio da prefeitura, por meio da Sempror estas mulheres conseguem produzir e vender mel, licores, frutas regionais, compotas de doces, artesanato, flores e tantos outros artigos produzidos e confeccionados por elas mesmas. São cerca de 100 mulheres integradas ao projeto. A feira funciona das 10h às 20h, todos os domingos.

O governo municipal tem investido cada vez mais na produção do campo e ampliando a capacidade em oferecer alimentos mais saudáveis e atrativos aos paladares mais apurados da gastronomia regional. Todas as feiras são fiscalizadas pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Urbanismo( Semurb). Quando visitar Parauapebas conheça as feiras disponíveis e o trabalhadores que cuidam de todos os detalhes para conceder sempre o melhor alimento até a nossa mesa.

Texto Cleidi Rodrigues – Ascom PMP

Colaboração Demétrius – Semurb

Fotos Ascom / Semurb /Sempror