Cerca de 70 mil pessoas celebraram os 35 anos de Parauapebas no maior churrasco de costela no fogo de chão do mundo

Por volta de meia-noite o fogo foi aceso para que o tempo fosse suficiente para o preparo dos 1500 costelões. Com muita animação, os membros dos Centros de Tradição Gaúcha (CTG) passaram a madrugada trabalhando para que a população pudesse aproveitar um típico churrasco de costela.

publicado: 11/05/2023 12h23

Do fandango ao forró, a comemoração dos 35 anos de Parauapebas neste 10 de maio foi uma verdadeira mistura cultural, característica inerente ao município que recebe gente de todo o país. No palco, as atrações seguiram continuamente ao longo do dia para animar o grande público que compareceu na festa de aniversário da cidade e aproveitaram para saborear um delicioso churrasco à moda gaúcha.

Realizado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Parauapebas e pelo CTG Amigos da Tradição Gaúcha, o maior churrasco de costela no fogo de chão do mundo integra a programação de aniversário da cidade e contou com o apoio da Prefeitura de Parauapebas. “Essa festa é um encontro para a família, para que todos pudessem se encontrar para comemorar e festejar as vitórias que tiveram nessa cidade. Quem vem pra cá prospera e é feliz”, comenta o prefeito Darci Lermen.

Mais de 200 pessoas doaram os costelões para o evento, uma parceria para celebrar o aniversário de uma terra acolhedora e próspera. “Por isso, que estamos aqui apoiando essa festa. Mesmo que tenham problemas na cidade, mas temos que comemorar porque não se trata de uma festa apenas da prefeitura, é uma festa de todos nós. Show é bonito, é bacana, mas nem todos gostam. Então, precisávamos de algo para as famílias”, enfatiza Lermen.

Este ano, a população recebeu tickets que eram bipados na entrada do Parque de Exposição e, em seguida, eram direcionados para a fila de recebimento. Cerca de 500 voluntários foram destinados para trabalharem na entrega das marmitas que continham carne, pão e farofa. Teve quem optou por levar a família toda e fazer aquele piquenique no gramado do Parque de Exposição Lázaro de Deus, até rede a galera levou para curtir o dia de feriado. Mas, também teve quem preferiu pegar a marmita e fazer a refeição em casa mesmo.

Para dar conta de assar as mais de 25 toneladas de carne, 200 assadores aguentaram temperaturas de até 85° ao longo do processo. “O segredo da costela no fogo de chão é que ela é feita com tempo. A costela é uma das carnes mais saborosas que tem no boi, só que se você assar rápido, a costela fica dura. Então, pra ela ficar saborosa e macia você assa no mormaço do fogo de chão. Vai levar de 10 a 12 horas assando bem devagarzinho com o calor controlado”, explica o coordenador do Maior Churrasco do Mundo, Júnior Boeri. Ele reforça que o único tempero de uma típica costela no fogo de chão é só sal.

Apaixonados por carne

A paixão por carne foi o que fez com que o casal Eliete Dullius e Dieison Paulus viessem do Rio Grande do Sul passar a lua de mel no maior churrasco do mundo. “Ele vive e morre por carne. Não tinha jeito, a gente tinha que vir aqui”, conta a esposa. Dieison conta que ano passado a família veio para a primeira edição do churrasco e falaram muito bem. Então, ele e a esposa vieram também esse ano. “Eu amo carne, carne pra mim é vida e não tem como não ficar entusiasmado com toda essa carne, essa acolhida que tivemos, essa alegria do povo de Parauapebas”, explica o gaúcho.

O município tem investido cada vez mais no turismo como nova matriz econômica, e a tradição de realizar o maior churrasco de costela no fogo de chão está dentro da categoria turismo de eventos, que atrai muitos turistas para o município. Além do churrasco, também temos o Jeca Tatu, festival junino que também atrai grande público para Parauapebas e o próximo a ser realizado no calendário de eventos. Tem muita gente que já está contanto os dias!

Próximos eventos

As comemorações do aniversário da cidade continuam ao longo do mês de maio. Nesta sexta-feira, 12, tem entrega de título rural na Palmares II, abertura do Desenvolve Parauapebas e entrega de 309 títulos de imóveis pelo Titula Parauapebas. O fim de semana também será movimentado com o aniversário do MotoClube e realização do NiverCross. Fique atento aos canais oficiais da Prefeitura de Parauapebas e saiba mais.

Texto: Morgana Albuquerque
Fotos: Natália Castro / Orion Lima