
Cerca de 750 profissionais de diversas áreas já foram capacitados pela Semsa este ano. Desta vez, o setor de estética foi beneficiado. A diretoria ofereceu o curso de boas práticas para mais de 50 profissionais na tarde de hoje, dia 11.


O principal objetivo é orientar os profissionais e garantir o cumprimento das leis relacionadas à vigilância sanitária, saúde e segurança dos usuários.
A autoridade sanitária Allyne Luize de Sá, uma das responsáveis pela capacitação, disse: “É essencial educar o empreendedor para que possamos minimizar e prevenir ao máximo os riscos para a população, para nós consumidores”.
A Diretoria de Vigilância Sanitária do município vem trabalhando melhorar também a qualidade dos serviços oferecidos tanto na área da saúde, quanto na área de alimentos. Mensalmente, são capacitados 80 empreendedores de diversos ramos de atuação.



“Na semana passada, tivemos uma ação educativa voltada para as farmácias, onde os fiscais sanitários estiveram presentes em cada estabelecimento, conversando com as equipes, educando sobre a questão das canetas emagrecedoras. A vigilância continua trabalhando continuamente na educação em saúde, visando garantir à população um serviço de qualidade e sem riscos, esse é o nosso objetivo”, explica Allyne.
Isabela Martins, cosmecóloga, esteticista e professora universitária na área, ressalta que o mercado é bastante aquecido nesta área da beleza e saúde. “É muito importante esta ação que a prefeitura está realizando, em colaboração com a Secretaria de Saúde, para nos proporcionar uma maior compreensão das normas e leis do nosso município”.

A Dra. Fernanda Vasconcelos, médica clínica e nutróloga, destacou: “Este curso é de extrema importância para os profissionais de estética da região como um todo, pois abordará segurança, biossegurança, a importância dos injetáveis em relação ao paciente e à equipe. Valorizamos esse tipo de iniciativa. Quanto mais cursos houver, estaremos aqui prontos para nos especializar mais, nos atualizar e nos informar”, reforçou.
Na semana passada, a diretoria promoveu uma ação educativa voltada para as farmácias. Os fiscais visitaram os estabelecimentos para orientar sobre as canetas emagrecedoras. A programação continuará com outras turmas até o final do ano.
Serviço:
Em caso de denúncias sobre serviços e estabelecimentos comerciais, ligue 94 99189-1461.
Acione a Vigilância Sanitária antes de abrir um novo empreendimento.
Texto e fotos: Deca Reis
Assessoria de Comunicação/PMP 2025