Autoridades municipais conhecem rotina das Escolas de Tempo Integral

publicado: 04/05/2022 17h39

Escolas de Tempo Integral já são realidade em Parauapebas desde março de 2022. Com a implantação, quase 2 mil estudantes de três unidades escolares passaram a ter uma rotina diferenciada, que visa ampliar tempos, espaços escolares e oportunidades de aprendizagem.

Durante o dia de ontem, 4, uma comitiva formada por autoridades municipais, incluindo o prefeito Darci Lermen e o vice-prefeito João Trindade, visitou as três escolas. A escola Paulo Fontelles de Lima, no bairro Rio Verde, foi a primeira a apresentar seus espaços e rotina. Na sequência, a escola João Evangelista recebeu a comitiva. A programação teve seu encerramento com uma cerimônia na escola Crescendo na Prática, na Palmares 2.

Os estudantes dessas escolas permanecem 7 horas nas instituições, onde a carga horária é distribuída entre atividades curriculares da base comum, diversificada e eletivas. O prefeito, ao conhecer a rotina e interagir com a comunidade escolar destacou a relevância desse modelo de ensino e a possibilidade de ampliação.

“Nós estamos aprendendo a fazer a escola de tempo integral junto com os alunos e os educadores. Essa interação está sendo muito legal. Nós vamos começar a ver esses resultados daqui uns tempos. Eu sinto o clima de muita animação por parte das crianças e dos adolescentes que estão nesse processo”, destacou Darci Lermen.

O secretário de Educação, José Leal Nunes, avaliou a visita como um momento ímpar e de muita interação. “Nós temos um governo que valoriza e prioriza a educação, que cuida muito bem dos nossos estudantes, por isso, a Escola de Tempo Integral é uma realidade em nosso município. Estar aqui com a comunidade escolar, vivenciando esse momento, é uma satisfação”, afirma o gestor.

Poliana Silva Correia é aluna do 9º ano da escola João Evangelista. A jovem garante que o modelo de ensino está oportunizando aprendizados que a ajudará muito no futuro e na construção de um projeto de vida. “Estou gostando muito de estudar aqui. As matérias são excelentes, a comida é muito boa. Estou aprendendo muito mesmo”, garante a aluna.

Também marcaram presença no evento, os vereadores Francisco Eloecio, Israel Pereira, Elias Ferreira e Eliene Soares, além da secretária-adjunta de Educação, Socorro Silva.

Texto: Messania Cardoso

Fotos: Renato Rezende