Aulas da rede municipal de ensino de Parauapebas iniciam na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro

publicado: 01/02/2023 15h13

O fim das férias está chegando para cerca de 50 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Parauapebas. Na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, já iniciam as aulas para todos os segmentos de ensino: educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Tempo Integral.

Neste ano, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Educação (Semed), mais de 1.500 novas vagas foram ofertadas, contabilizando as vagas disponibilizadas com a criação e inauguração de novas unidades escolares no ano de 2022.

Segundo o secretário de Educação, José Leal Nunes, a Jornada Pedagógica iniciou as atividades com os educadores e agora tudo está sendo preparado para o acolhimento dos alunos. “Nossos educadores já passaram por formações, estudos, reuniões administrativas e realizaram o planejamento inicial. Agora, é chegada a hora de acolhermos nossos estudantes e trabalharmos para termos um ano de muitas aprendizagens”, destaca o gestor.

Thamires Tayná Silva Pereira matriculou o filho Victor Miguel Silva Pereira, de 10 anos, na Escola Luiz Magno (Residencial Amazônia). Segundo ela, o filho já está ansioso para o retorno das atividades escolares. “Meu filho gosta de estudar, a expectativa dele em relação a este ano é grande, e com certeza ele aprenderá muito”, conclui a mãe ao mencionar o quanto o estudo pode transformar vidas.

Oportunidade para quem quer retomar os estudos

As aulas nas seis escolas que atendem alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e nos três Centro de Ensino Personalizado do 6º ao 9º Ano para Educação de Jovens e Adultos também terão início na segunda-feira.

Os Centros, que ficam localizados nos bairros Rio Verde (Avenida Castelo Branco, 65), Vila Rica (Avenida Havana, quadra 29, lote 23) e Parque São

Luís I (VS10 – Rua 2, quadra A, lotes 3 e 5), estão destinados a jovens e adultos que tiveram os estudos interrompidos ao logo da vida e desejam retomar. Neles as matrículas pode ser efetivadas durante o ano todo.

Eles oferecem aos munícipes maiores de 15 anos, a opção de concluir o ensino fundamental II (6º a 9º ano), em um período de 6 a 24 meses, por meio de aulas semipresenciais, ofertadas duas vezes por semana, em horários especiais (de acordo com a disponibilidade do aluno).

Já as escolas que atendem a EJA: Faruk Salmen, Jean Piaget, João Evangelista, Nelson Mandela, Olga da Silva e Terezinha De Jesus, ofertam o ensino da 1ª a 4ª Etapa (ensino fundamental).

Texto: Messânia Cardoso
Fotos: Elienai Araújo