29 estudantes da disciplina de saneamento ambiental participaram da atividade.
Uma manhã de conhecimentos práticos. Assim, foi a visita de alunos do curso de Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Técnica Vale dos Carajás (ETCV) a obra de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no Bairro Rio Verde; a visita foi dirigida pelas equipes Ambiental e de Infraestrutura do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap).
Marcelo Pontes, engenheiro de segurança do trabalho do Prosap, explica que o momento também foi utilizado para falar como o programa de saneamento ambiental funciona. “Em relação às múltiplas obras que temos nas áreas de intervenção. Falamos de infraestrutura urbana, se aborda a macro e microdrenagem, mobilidade urbana, esgotamento sanitário, dando, assim, um entendimento de que as obras são muito mais do que a recuperação do igarapé (Ilha do Coco). As obras são multifinalitárias, por isso, estamos tentando ampliar a visão da população sobre as execuções e os resultados que elas proporcionam”, completa o engenheiro.
Como parte do processo de ensino-aprendizagem, a atividade tem o objetivo de proporcionar aos alunos experiências práticas na formação profissional. “Esse momento é uma grande conquista para a formação profissional desses alunos da área de segurança do trabalho que estão conhecendo todos os desafios do que é colocar uma obra de grande porte como esta, em funcionamento, para que se torne uma realidade. É uma obra desafiadora que, com certeza, somará com o conhecimento e com o aprendizado desses alunos”, ressalta o professor da disciplina de saneamento ambiental, Junior Muniz.
O estudante Cleomar Lima falou da importância do momento para sua formação. “Essa é uma oportunidade para agregar conhecimento. Estamos entendendo melhor o que é o Prosap, um projeto benéfico à população, principalmente na área de saneamento ambiental; de fato, agrega muito valor para nossa atuação profissional”, disse Cleomar.
“Explicamos qual é o modo de operação do programa e de que forma atuamos dando ênfase na fiscalização das normas regulamentadoras (NR’s) do trabalho e tudo que elas representam em relação às sinalizações, às proteções e aos treinamentos relacionados aos trabalhadores e utilizando as nossas obras como grandes exemplos tanto na execução, como nas questões relacionadas à segurança do trabalho”, finaliza Marcelo Pontes.
A gestão municipal trabalha em conjunto com o Prosap para promover qualidade de vida da população de Parauapebas. Essencial para a promoção do saneamento básico, a obra de revitalização e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Rio Verde é uma megaestrutura que receberá o esgoto recolhido por meio das redes coletoras que o Prosap está implantando na área de abrangência do projeto Ilha do Coco.
Após a primeira etapa das obras a ETE conseguirá tratar os efluentes em uma vazão máxima de até 336 litros/segundo, elevando a capacidade de atendimento para cerca de 120 mil habitantes; já após a segunda etapa (ampliação), a capacidade de tratamento da ETE Rio Verde passará para 461 litros/segundo podendo atender quase 160 mil habitantes em Parauapebas.
“Atualmente, estamos na fase de desativação da lagoa, com a retirada do iodo que está sendo estocado e que, após a secagem, será encaminhado para a nossa célula na área do bota-fora. É uma etapa fundamental para a implantação da estrutura civil pesada da obra”, esclarece o engenheiro sanitarista do Prosap, Carlos Pereira.
Texto e fotos: Nara Moura
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Parauapebas