ABASTECIMENTO

Água do Saaep passa por análise em todos os reservatórios rotineiramente

A cada duas horas, a água das Estações de Tratamento é analisada e comparada com os parâmetros exigidos pela portaria nº 888/2021.

publicado: 06/10/2022 17h39

Após o tratamento da água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) realiza análises laboratoriais a cada duas horas. Essas análises são vistoriadas periodicamente pelo setor de Qualidade da autarquia, trabalho importante para que a água chegue limpa nos reservatórios domésticos.

“A água tratada pelo Saaep passa por um rigoroso processo de monitoramento da qualidade. Analisamos os parâmetros físico-químicos da água e os padrões de potabilidade exigidos pela lei. Além disso, nós avaliamos também se os produtos estão sendo aplicados corretamente na água para que chegue com qualidade na residência de cada cidadão”, explica a bióloga Aline Tedesco.

Além das análises nas ETA’s, o Saaep também realiza análises quinzenais em todos os reservatórios do município, incluindo os abastecidos por poços. “A água dos poços só vai estar apta a ser distribuída após passar pelo processo de tratamento simplificado ou simples desinfecção, com a adição do cloro”, conta a bióloga do setor de qualidade do Saaep, Mariana Abreu.

Essas análises são executadas por uma empresa especializada que mede coliformes totais, Escherichia coli, turbidez, cor, gosto e odor, cloro residual, ferro, manganês, bactérias heterotróficas e Ph, parâmetros medidos de acordo com a portaria n° 888/2021, que que trata da qualidade da água para consumo humano e padrão de potabilidade.

É importante ressaltar que o Saaep também realiza a limpeza periódica, a cada 6 meses, dos reservatórios, com a finalidade de manter a qualidade da água. O usuário também deve realizar a higienização do seu reservatório residencial e denunciar intervenções clandestinas nas redes de fornecimento, pois este é um dos fatores que podem comprometer a qualidade da água que chega nas torneiras.

Texto: Morgana Albuquerque

Fotos: Renato Resende

Assessoria de Comunicação/PMP