14 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Pecuária: Conheça o Programa de Bovinocultura da Prefeitura de Parauapebas

publicado: 14/10/2022 13h28

Por meio do ProRural, a Secretaria Municipal de Produção Rural calcula que até maio deste ano já foram cadastrados cerca de 1,8 mil produtores que se declararam participantes da atividade de bovinocultura

No dia 14 de outubro é celebrado o Dia Nacional da Pecuária e nesse dia voltado para esse tipo de produção do campo, a Prefeitura de Parauapebas apresenta dados de como a atividade tem se desenvolvido no município. Por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror) pequenos produtores da região estão cada vez mais estimulados a impulsionar o seguimento da pecuária por meio da agricultura familiar. Com o Programa da Bovinocultura a prefeitura tem buscado incluir Parauapebas entre os municípios da região de Carajás como uma das referências.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), a Sempror Parauapebas vem alcançando a marca mais de 134.430 cabeças de rebanho bovino, entre animais de corte, de leite e bubalinos nos quais são mantidos em 664 propriedades rurais cadastradas na prefeitura.

Por meio do ProRural, um tipo de sistema de controle interno, a secretaria calcula que até maio deste ano já foram cadastrados cerca de 1,8 mil produtores que se declararam participantes da atividade de bovinocultura, incluindo as propriedades da zona rural e as áreas do Contestado. Os dados apresentaram que a maioria dos sítios e chácaras registrados são de famílias que tem buscado utilizar as pastagens das próprias propriedades como base para a alimentação dos animais para ampliar cultura de preservação e evitar o desmate desnecessário.

No cenário está o gado leiteiro no qual vem se destacando de forma crescente na região, ao garantir como fonte de renda e a segurança alimentar para o pequeno produtor rural. Para o gado de corte é possível identificar a prática com uma “reserva financeira” na forma de acumulação de capital para investimentos futuros. Ainda segundo os dados da secretaria, o estímulo da bovinocultura em Parauapebas vem sendo ampliado devido o estímulo da comercialização da carne vermelha. Com a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atua na regulamentação e fiscalização e alimentos de origem animal, vem garantindo a confiança dos pequenos produtores em acreditar na criação da gado e assim terem o comercio local como fonte de venda desse tipo de produto, ou seja tanto a produção do leite, quanto da carne vermelha produzidos nas propriedades locais recebem todo o cuidado e assistência técnica contribuindo para que o pequeno produtor queira cada vez mais investir nesta matriz econômica.  

Como participar do Programa de Bovinocultura da Prefeitura de Parauapebas?

O Programa de Bovinocultura busca desenvolver projetos de fortalecimento ao agronegócio, por meio da adoção de práticas e tecnologias que visam garantir melhores resultados, tanto para as atividades agrícolas quanto pecuárias, mas para que os resultados sejam satisfatórios, a gestão da Sempror aplica as didáticas oferecidas pelo Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra).

Tanto a bovinocultura de leite, quanto a de corte utilizam estas técnicas consideradas relativamente simples que viabilizam o manejo inicial, até a comercialização dos produtos, desde o cuidado da alimentação destes animais, o tipo de solo a ser explorado para o cultivo das pastagens, a recuperação e a reforma de áreas degradadas, o reflorestamento com respeito às áreas de matas, controle das pragas e os medicamentos ideias.   

O principal objetivo do Programa de Bovinocultura é o fortalecimento da cadeia produtiva do leite e do gado de corte no município de Parauapebas e região, buscando o desenvolvimento socioeconômico das famílias que dependem da agricultura familiar para seu sustento. “Por meio da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) que a cultura dos princípios da sustentabilidade, que as famílias cadastradas compreendem também a aplicação de mecanismos ambientalmente corretos por meio do apoio total de assistência técnica”, detalhou um dos coordenadores do programa, Luiz José Carneiro.

Ações e propostas do Programa de Bovinocultura

1.   Implementar assistência técnica e extensão rural de forma continuada e pontual aos produtores de corte e leite do município. Concluir as atividades firmadas como termo de compromisso do Projeto Leite a Pasto para os produtores que estão cumprindo o termo.

2. Tornar viável as atividades de bovinocultura através da recuperação de pastagens degradadas de maneira a garantir aumento de produtividade durante o ano.  Incentivar o uso de tecnologias viáveis que garantam alimento durante o período de escassez de alimento, tais como implantação de campineiras, silagem, diferimento de pastagem, suplementação nutricional balanceada, por meio de treinamentos teóricos e práticos.

3. Realização de palestras, cursos, oficinas e dias de campo para produtores de corte e leite. Estruturação da unidade demonstrativa no CETAF com a implantação de unidade de cria recria de bovinos leiteiros, praças de alimentação, sala de ordenha e curral de manejo, reestruturação do sistema de pastagem rotacionada e produção de volumoso (silagem e campineira). 

4. Incentivar a verticalização e comercialização de leite e derivados, com a entrega e assinatura de termo de cessão de uso de sistemas de resfriamento de leite na zona rural do município, conforme estabelecido no Termo de Colaboração 01/2019, preferencialmente, a grupo de produtores familiares. Promover a recuperação de nascentes em propriedades de leite e corte por meio de cooperação entre produtor, Sempror, Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e órgãos afins.

5. Incentivar e auxiliar os produtores na regularização fundiária e ambiental, podendo inscrever-se no programa estadual “Território Sustentável”. Implantar a metodologia definida pelo Programa de Agricultura de Baixo Carbono ABC Corte que visa a emissão de baixo carbono na produção de bovinos de corte. Diagnosticar quais propriedades são geridas por mulheres e jovens, incentivando a participação deste público.

6. Incentivar o tratamento de resíduos sólidos da atividade recorrendo ao uso de composteira, biodigestor e etc., promovendo o uso de adubo orgânico e gás natural. Observar a correlação da bovinocultura com outras atividades desenvolvidas na unidade familiar, assim como a mão-de-obra envolvida. Estabelecer parcerias entre a Sempror, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), organizações sociais, cooperativas, Embrapa e Governo do Estado do Pará.

Quem quiser saber mais e como participar do programa, a Sempror está localizada na Rod. Faruk Salmem, Qd. I, Lt. 3-8. Loteamento Porto Seguro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, de 08h às 14h . Telefones: (94) 3346-8220 / 3346-8180.

Texto Cleidi Rodrigues /Ascom-PMP

Fotos Ascom – PMP