Semsi reforça ações de fiscalização no trânsito e recupera veículos

publicado: 19/11/2021 15h50

A Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), de forma estratégica, vem reforçando as ações de segurança no município com o objetivo de reduzir os índices de acidentes de trânsito e contribuir para a diminuição da criminalidade, atuando de maneira colaborativa com as demais forças de segurança. As fiscalizações visam garantir mais segurança, além de verificar o cumprimento das normas estabelecidas pela legislação de trânsito.

Com a intensificação das ações de fiscalização do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), várias irregularidades foram identificadas, como imprudência no trânsito, falta de uso de equipamentos obrigatórios, uso de kadron, alcoolemia, veículos sem placa, condução sem CNH, dentre outros.

Durante o período de fiscalização, no último mês de outubro, somente notificações por licenciamento atrasado e estacionamento em locais proibidos ocasionaram a remoção de mais de 200 veículos. Além disso, o órgão de trânsito ainda recuperou oito motocicletas com registro de furto.

A segurança também é reforçada pela Guarda Municipal de Parauapebas que nos últimos três meses recuperou 14 veículos com registro de furto, que foram encaminhados para a Polícia Civil para os processos cabíveis.

Atuando de maneira integrada aos demais departamentos vinculados à Semsi, o Centro de Controle e Operações (CCO) tem papel fundamental na segurança e na identificação de veículos com algum tipo de irregularidade, tendo em vista que o sistema traz mais agilidade no atendimento das ocorrências. Além disso, identifica situações suspeitas, auxilia investigações, monitora o trânsito e, através de câmeras de leitura de placas, faz o controle de tráfego e verifica a situação de veículos, quanto ao registro de roubo, furto, ou se foram usados para a prática de assaltos ou outros crimes.

O titular da Semsi, Denis Assunção, explica que a atuação de forma integrada gera mais segurança para a população.  “Nos últimos meses, a Semsi intensificou as operações de fiscalização e blitze educativas, e nesse período, o DMTT, em conjunto com a Guarda e o CCO identificou várias irregularidades, o que causou a remoção de mais de 200 veículos, entre eles, 22 com registro de roubo. Com isso, percebemos o quanto a atuação desses órgãos é importante para a segurança dos nossos munícipes,” pontua.

Para o período de fim de ano, a secretaria irá reforçar a segurança nas entradas e saídas da cidade, além de levar orientações aos condutores que irão para o período de férias.

Sinalização viária e educação para o trânsito

O município também tem avançado na estruturação e organização do trânsito.  E desde o início do ano, segue realizando sinalização vertical e horizontal, elementos importantes para a segurança e fluidez no trânsito. O reforço ocorre também em função da parceria com o governo estadual por meio do programa “Sinalização Viária por todo o Pará”.

O Núcleo de Educação para o Trânsito (NET) é grande aliado para a redução de acidentes e contribui para a formação de cidadãos mais conscientes. Por isso, durante todo o ano realiza campanhas que buscam envolver a sociedade na construção de um trânsito melhor e mais seguro. Dentre as atividades desenvolvidas pelo NET estão blitze educativas, atividades lúdicas em escolas, palestras em empresas, associações e igrejas, além de ações externas de sensibilização para a comunidade em geral.

Texto: Joice Lima e Édila Nunes (Ascom Semsi)

Fotos: Felipe Borges e acervo Semsi

Assessoria de Comunicação/PMP