Comunidade comemora melhoria nas ruas dos bairros Morada Nova, Talismã e São Lucas

publicado: 12/11/2021 11h11

80% da rede de drenagem dos três bairros já foram concluídos; obras seguem com serviços de terraplenagem e pavimentação

“Ver as máquinas trabalhando aqui na minha rua é a realização de um sonho, moro há 11 anos no Morada Nova e a gente sempre teve muita dificuldade com essa estrada, principalmente no inverno. Graças a Deus isso está acabando”, comemora a dona de casa, Maria Félix.

A Secretaria Municipal de Obras (Semob) executa serviços de infraestrutura nos bairros Morada Nova, Talismã e São Lucas que integram o complexo de bairros da VS 10. Diversos pontos dos bairros em que não se conseguia trafegar, por conta da lama e do barro, agora estão asfaltados.

De acordo com o engenheiro da Semob responsável pela obra, Jamerson Drumond, dois tipos de pavimentos são utilizados na localidade: o tradicional Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e o rígido – composto por placas de concreto e que está sendo aplicado em pontos críticos, sujeitos a intempéries mais severas. Ao todo serão 4 km desse tipo de pavimento nos três bairros, 1 km de pavimento intertravado com bloquete e 9 km de CBUQ.

“A gente tem um grande desafio nos bairros por conta dos diversos pontos alagadiços na região, decorrente da baixa declividade do canal que transpõe a localidade. Além disso, outro agravante é o tipo de solo, caracterizado pela alta presença de matéria orgânica, sendo necessária a sua completa substituição por uma que ofereça resistência razoável”, explica o engenheiro.

“Realizamos ensaios para a caracterização deste solo, constamos elevado nível de água em diversos pontos. Assim, será implantado nestes locais, dispositivos de drenagem profunda, tais como o colchão drenante, de modo a evitar que a água chegue por capilaridade ao pavimento, evitando problemas precoces na pista de rolamento, a fim de garantir mais qualidade e durabilidade no serviço”, afirma Jamerson.

Todas as ruas, sem exceção, serão contempladas com rede de drenagem pluvial. Mesmo com o período chuvoso, as máquinas seguem trabalhando no local para cumprir o cronograma de entrega da obra que está prevista para ser concluída em meados de junho de 2022.

Texto: Karine Gomes

Fotos: Órion Lima