Julho Neon: campanha alerta para os cuidados com a saúde bucal

publicado: 19/07/2023 10h38

As ações buscam sensibilizar a população sobre higiene bucal, prevenção de doenças e tratamento odontológico.

Manter um bom sorriso é muito mais que expressar a alegria. É também um meio de transmitir saúde. E para contribuir para que as pessoas fiquem em alerta quanto à saúde bucal, a Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realiza a Campanha Julho Neon.

Durante este mês, a Atenção Primária em Saúde e Coordenação de Saúde Bucal mobilizaram os profissionais da odontologia que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município para promover uma série de atividades.

“Deixar a rotina de cuidados de lado pode resultar não apenas em cáries, mas também em outras complicações mais graves. A boca desempenha funções importantes no organismo e é a porta de entrada para microrganismos prejudiciais à saúde, por isso, a higienização bucal é essencial”, destaca o gestor da pasta da Saúde”, alerta Paulo Vilarinhos, secretário de Saúde de Parauapebas.

A campanha Julho Neon é instituída pela Lei municipal nº 5.224 de 26 de abril de 2023. As ações estratégicas de participação social e do Programa saúde na Escola, tem o objetivo de conscientizar quanto à com a higiene bucal, prevenção de doenças e tratamento odontológico.

O odontólogo João Otávio Fulaneti destaca o motivo da ação ser realizada no mês de julho. “Julho foi escolhido por ser um período de férias escolares, o que facilita a realização de consultas e tratamentos, principalmente nas crianças. Além disso, a escolha da cor neon para representar a campanha e o laço grená, símbolo da Odontologia, demonstra o cuidado e atenção que devemos ter com a saúde bucal”, explica o profissional.

Para Karine Silva Ferreira, uma das pacientes atendidas pela ação, eventos como este ajudam no combate das cáries e outras doenças. “É importante ir ao dentista para que nossa boca esteja sempre protegida. Afinal, o sorriso é o nosso cartão de visita”, indica a paciente.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, revelam que uma parcela significativa da população brasileira possui problemas dentários, como a perda de todos os dentes e a necessidade de usar prótese. A pesquisa também aponta que menos da metade dos brasileiros consultaram um dentista nos últimos 12 meses.

“Diante desses números alarmantes, a valorização e os cuidados se tornam ainda mais importantes. A gestão municipal está empenhada em oferecer cuidados odontológicos de qualidade para todos os cidadãos de Parauapebas, contribuindo para evitar lesões e doenças nessa região tão sensível do corpo. Para isso, basta que a população procure uma Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua residência para iniciar o tratamento bucal”, orienta Agatha Luana Sousa, gerente da UBS Bento Torres Pinto.

Prefeitura de Parauapebas