I Fórum de Energias Renováveis de Carajás promove imersão sobre o tema

publicado: 02/12/2021 11h02
O evento passará a integrar a programação anual da Semmect

Profissionais, empresas e estudantes ligados ao setor de energia aprenderam, fizeram networking e trocaram experiências no I Fórum de Energias Renováveis de Carajás (Ferc), organizado pela Secretaria Municipal de Mineração, Energia, Ciência e Tecnologia (Semmect), nos dias 25 e 26 de novembro.

Carlos Amastha, ex-prefeito de Palmas (TO) e desenvolvedor do Projeto Palmas Solar foi um dos palestrantes do evento. “A Prefeitura de Parauapebas está dando um passo à frente da grande maioria dos municípios brasileiros entendendo que nessa mudança da matriz energética está nosso futuro. Discutir energia renovável é abordar questões ambientais, mas também econômicas, com a geração de oportunidades de negócios”, destacou Carlos.

“Por que a gente pensou nesse fórum de energias renováveis? Porque é um segmento que está crescendo no Brasil e Parauapebas precisa estar inserida nessas mudanças que são tão importantes. Precisamos saber o que é tendência. Nosso objetivo com o evento também foi fazer pontes com o setor privado e pensar em políticas públicas para o segmento”, afirmou Vilmeci Souza, coordenadora do departamento de energia da Semmect.

Gilvan Morais, proprietário da empresa de Parauapebas, Inter Solar, destacou a importância do fórum “vem num bom momento para que nós empreendedores desse setor possamos compreender melhor essa tecnologia e possamos aproveitar as oportunidades que surgem no mercado”, disse.

De acordo com o titular da Semmect, Leandro Brandão, o evento alcançou o objetivo e passará a integrar o calendário de programações anuais da secretaria. “O governo municipal está antenado com as questões de energia renovável, tanto que já inaugurou a primeira usina fotovoltaica para atender prédios públicos”, destacou o secretário.

Presente na abertura do evento, o secretário Especial de Governo, Keniston Braga, destacou a responsabilidade do município com o tema. “O investimento em energias renováveis hoje é uma necessidade e, para governos, é uma obrigação. A nossa gestão está pautada na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Já temos planejado investimentos em tecnologia para buscar alternativas de energia limpa”, destacou Keniston.

Palestras do evento

Com profissionais gabaritados, o evento promoveu uma imersão nos principais assuntos relacionados à produção de energia renovável, de acordo com os seguintes temas:

Modelo de Gestão Solar para Prefeituras;

Melhores Práticas e Materiais Técnicos;

Cadeias Produtivas do Setor de Energia Solar;

Tendências Inovações e Novas Tecnologias na Energia Solar;

Energia Solar Fotovoltaica no Pará (Geração, Sistemas Instalados, Mercado e Desafios do Setor);

O Avanço do Mercado de Energia Solar e das Mulheres na Liderança;

Mercado de Energia Solar Alinhado com a Geração Distribuída;

Mercado Tendência, o que vem para os próximos anos;

Inovação no Cenário Solar;

Sistemas Híbridos;

Armazenamento de Energia (Tecnologias de Armazenamento de Energia) como Saída para Taxação da Geração Compartilhada a partir de 2023;

Normas NTC para Implantação GD;

Geração Distribuída em Parauapebas e Oportunidades em Energias Renováveis;

A contribuição da Pesquisa Científica para a Evolução do Mercado de Energia Solar Fotovoltaica;

As mudanças na Resolução 482/2012 – ANEEL, e o Futuro do Mercado na GD no Brasil;

Transição Energética para uma Economia de Baixo Carbono.

Texto: Karine Gomes

Fotos: José Piedade